auto_awesome

Noticias






CRP participa de audiência para adesão do Rio a Programa de Políticas para População em Situação de Rua


Data de Publicação: 12 de agosto de 2011


O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) participa, na próxima terça-feira (16 de agosto), às 10h, de uma Audiência Pública na Câmara Municipal do Rio de Janeiro para marcar a adesão do Município ao Programa Nacional de Políticas Públicas para população em situação de rua. Apesar de a assinatura representar um avanço na luta pelos direitos humanos desta parcela da sociedade, ainda há muito que fazer.

O Conselho pretende aproveitar a oportunidade para marcar mais uma vez sua posição contrária à política atual da administração municipal e do governo estadual em relação ao tratamento da população em situação de rua. Cidadãos têm sido recolhidos compulsoriamente e levados para abrigos que nem sempre têm as condições ideais para acolhimento e tratamento.

A Política Nacional da população em situação de rua, da qual o Rio passará a fazer parte, prevê articulação de diferentes secretarias municipais, assim como a sociedade civil. A assinatura do texto era uma das reivindicações do Fórum Estadual Permanente sobre População em Situação de Rua, do qual o CRP-RJ faz parte. Com isso, o Fórum se dedicará a outras demandas e a atrair a sociedade para a causa.

A situação é cada vez mais preocupante. Sob alegação de preparar a cidade para os grandes eventos esportivos dos próximos anos (Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016), as autoridades têm agido como se houvesse um “estado de exceção” e praticado uma verdadeira limpeza étnica pelas ruas do Rio de Janeiro. O CRP-RJ, cumprindo seu compromisso de defesa dos direitos humanos, é contra esse tipo de “preparação”, e se mantém firme na luta.

A audiência acontece no Plenário Teotônio Vilela do Palácio Pedro Ernesto, que fica na Praça Floriano s/nº, Cinelândia, centro do Rio.