auto_awesome

Noticias






Ato dos trabalhadores da Saúde vai ao Plenário da Alerj e conquista adesão de deputados


Data de Publicação: 11 de agosto de 2011


Com cartazes e muita disposição, dezenas de trabalhadores da Saúde se reuniram nas escadarias da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e iniciaram uma campanha salarial emergencial pela Saúde no estado do Rio. Dentre os muitos pedidos por melhores condições de trabalho, os trabalhadores gritaram por salários mais dignos e pela implementação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos profissionais de saúde, previsto na Lei 3948/02. Com o apoio da deputada estadual Janira Rocha (P-Sol), parte dos participantes conseguiu entrar no Plenário da Alerj, onde o protesto ganhou apoio de outros parlamentares.

Segundo Cristiane Gerardo, do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev), o ato faz parte da luta contra a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS), as Organizações Sociais e contra todo e qualquer tipo de terceirização na Saúde. “Queremos que o governo apresente uma política salarial imediata que inclua a implementação do PCCS e a regulamentação aos vínculos da Fesp (Fundação Escola de Serviço Público)”, disse a sindicalista.

Patrícia de Moraes era uma dos muitos técnicos de enfermagem presentes indignados com o piso salarial da categoria. Atualmente, o vencimento de um técnico está em R$ 157,04, valor muito abaixo do salário mínimo previsto em lei e dos valores recebidos por categorias, como os Bombeiros e os profissionais da educação. “Espero que a gente consiga um salário digno e que o dinheiro destinado à Saúde não seja desviado. É um absurdo que um profissional da saúde receba R$ 157. Ninguém está pedindo nada que não mereça. Precisamos de condições mínimas para trabalhar”, protestou.

Ocupando as galerias do Plenário da Alerj, os manifestantes pediram uma CPI da Saúde. O deputado estadual Marcelo Freixo (P-Sol) parabenizou os profissionais da saúde e disse que ‘é ocupando as ruas que os trabalhadores conseguirão atingir seus objetivos’. A deputada Janira concordou e foi além. “É a partir da mobilização dos trabalhadores que nós poderemos sensibilizar a população usuária. Vamos colocar a Saúde na sua integralidade na pauta da Alerj, para que a Alerj ponha a Saúde na pauta da cidade”..