auto_awesome

Noticias






Profissionais e estudantes debatem Segurança Pública em palestra com terapeuta ericksoniana


Data de Publicação: 8 de agosto de 2011


A sede do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) recebeu, na última terça-feira (9 de agosto), a palestra “Aportes da Psicoterapia Ericksoniana na Segurança Pública”, realizada pelo Instituto Milton H. Erickson de Petrópolis em parceria com o Centro Ericksoniano do México. A mexicana Teresa Robles, uma das maiores especialistas em Hipnose Natural Ericksoniana do mundo, discutiu o tema com psicólogos e estudantes presentes.

Para Alexandre Trzan,  experiência de Teresa Robles  no México tem importância  no contexto brasileiro

Para Alexandre Trzan,
experiência de Teresa Robles
no México tem importância
no contexto brasileiro

O psicólogo Alexandre Trzan Ávila (CRP 05/35809), conselheiro do CRP-RJ, abriu a apresentação agradecendo a presença da Dra. Robles e dos presentes, e ressaltou a relevância do tema em questão para o momento que o estado do Rio de Janeiro vem passando. Trzan afirmou ainda que a experiência de trabalho da psicoterapeuta no México tem muito a contribuir para a realidade brasileira.

Teresa disse a aplicação da terapia Ericksoniana na Segurança Pública é importante tanto para o México quanto para o Brasil, por conta da violência e dos desastres naturais que preocupam os dois países. Desenvolvida pelo Dr. Milton H. Erickson, psiquiatra e psicoterapeuta americano, esse tipo de terapia enfatiza a ideia de que todas as pessoas possuem recursos internos capazes de solucionar os próprios problemas.

A psicoterapeuta mexicana explicou que pessoas que trabalham direta ou indiretamente com vítimas de stress pós traumático acabam sentindo traumas também. “Para a neurociência, o que imaginamos atua tão fortemente na nossa consciência quanto o que sentimos na realidade. Dessa forma, por exemplo, um funcionário que faz relatórios de casos de stress pós traumático durante horas por dia, acaba sofrendo com isso”, afirmou.

Teresa Robles falou sobre  aportes da psicologia ericksoniana   na segurança pública

Teresa Robles falou sobre
aportes da psicologia ericksoniana
na segurança pública

Teresa acredita que a terapia Ericksoniana pode auxiliar trabalhadores da Segurança Pública no sentido de compartilhar emoções para diminuir a carga negativa delas. “Precisamos dar ferramentas a esses funcionários para que eles façam melhor seu trabalho e fornecer técnicas para que eles falem com outras formas de linguagem. A solução está dentro de nós”, aponta.

O psicólogo André de Souza Martins (CRP 05/33917), conselheiro do CRP-RJ, ressaltou a importância da Segurança Pública no dia a dia da sociedade. “Algumas coisas permeiam todos os âmbitos sociais. A segurança pública é assim, e reflete diretamente na nossa prática profissional, quando atendemos pessoas que trabalham ou sofreram algo direta ou indiretamente provindo da Segurança Pública”, concluiu.



PARA_A1-225x300.jpg
TERESA1-300x225.jpg