A relação das pessoas com as máquinas sempre foi, desde que as últimas estão no nosso cotidiano, um assunto muito estudado no meio da psicologia. Abordando esse tema, a Companhia de Teatro Os Nômades, projeto Espaço Artaud, sob direção da psicóloga e professora de teatro Renata Cristian de Sá Oliveira (CRP 05/36073) apresentou, durante a 5ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia do CRP-RJ, a peça “O Universo das coisas”, texto de Júlia Spadaccinni, que fala sobre a relação do ser humano com a máquina.
O espetáculo conta a história de uma mulher, Maristela, que vive a vida rodeada de máquinas, especialmente a televisão. Por conta desse contato constante com a televisão, a protagonista é “absorvida” e passa a viver no mundo da TV, onde a programação se torna real e ininterrupta. Durante o espetáculo, atores da programação interagem com a personagem, que, assustada, muda sua opinião sobre o assunto.
A Companhia Os Nômades, que tem usuários de tratamento psiquiátrico entre seus atores, sempre trabalha pensando na divulgação dos valores da cultura antimanicomial durante suas pessas. Em “O Universo das Coisas” há uma crítica direta à “dependência” de algumas pessoas às máquinas.
De acordo com Renata Cristian, o objetivo da companhia de teatro não é a realização de terapia, mas sim a atuação em si. “A terapia é consequência do trabalho teatral desenvolvido” ela afirma. O Espaço Artaud, que promove os ensaios da companhia, existe há três anos, e também tem outros projetos, como aulas semanais de dança e teatro.
As peças apresentadas pela Companhia, na maioria das vezes, têm seu texto alterado durante ensaios e improvisações, em uma comprovação do processo de inovação constante da companhia. “Nós procuramos sempre integrar as pessoas pelo teatro, e ao mesmo tempo divulgar o trabalho da companhia” conclui Renata.