auto_awesome

Noticias






Guarda Municipal reprime manifestação do Fórum de Saúde


Data de Publicação: 27 de julho de 2011


A manifestação em defesa da saúde pública organizada pelo Fórum de Saúde do Rio de Janeiro foi alvo de ação da Guarda Municipal. Programada para a manhã desta quarta-feira, 22, em frente ao prédio da Prefeitura às 10h30, enquanto integrantes do Fórum exibiam faixas e falavam ao microfone ordenadamente, guardas municipais utilizaram da força física para tentar interromper o ato e destruir as faixas.

O tumulto começou quando os manifestantes do Fórum tentaram colocar faixas de protesto nas grades da Prefeitura.  Ao serem informados que isso não era permitido, os manifestantes decidiram esticá-las no chão. Nesse momento, guardas municipais tentaram rasgar o material e chegaram a empurrar alguns membros do Fórum. Os portões do prédio da Prefeitura foram fechados pelos guardas.

“Os senhores deveriam ler e pensar sobre o que as faixas dizem, ao invés de arrancá-las!”, protestou Denise Nascimento, representante do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev), indignada com a atitude da Guarda.

A deputada estadual Janira Rocha (PSOL), que apoia as atividades do Fórum, estava na Assembleia Legislativa (Alerj) e foi chamada ao local. Ela tomou a palavra e se dirigiu aos guardas municipais que, a essa altura, observavam a manifestação na escadaria da Prefeitura. “Essas pessoas [os manifestantes] estão aqui em defesa dos direitos da população; estão doando seu tempo por uma causa que é de vocês [guardas] também, dos filhos de vocês e de todos os cidadãos, que merecem um sistema de saúde de qualidade”, declarou.

Após a fala, Janira sugeriu que a manifestação caminhasse até a delegacia mais próxima. Na 6ª DP, foi feito um boletim de ocorrência coletivo. “Vamos levar isso para à Câmara e para a Alerj”, afirmou a deputada.