A Subsede Baixada Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), em Nova Iguaçu, realizou, no último dia 10, a sexta edição do Espaço Cine Psi, com a exibição do filme-memória “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”, do diretor Marcelo Masagão. A sessão foi aberta ao público, e após o filme, foi realizado um debate sobre a Psicologia no encontro da Vida e da Morte, destacando a questão da iminência da morte e do medo de morrer como grande motivador de ações humanas.
A sessão contou com a presença de vários psicólogos, estudantes e profissionais de outras áreas, que enriqueceram o debate com suas opiniões e dúvidas. A começar pelo título, os participantes destacaram duas possíveis interpretações da obra: a primeira, concernente às expectativas de construção de um mundo melhor, a partir daquilo que pessoas que já morreram deixaram; a segunda, referente à existência de um lugar comum, para onde todos vão após a vida, visão muito pouco explorada no Ocidente. Esse, aliás, foi um ponto de destaque: a tendência ocidental de não falar da morte, e tratar o assunto de forma negativa, nutrindo apenas sentimentos de perda, depressão e agonia, implica não viver bem a vida.
O debate, em seguida, foi pautado pelos fundamentos de Freud e Reich, com destaque para a questão do “pulsar para a vida” e do “pulsar para a morte”, e as divergências doutrinárias entre os dois. A discussão tratou das relações que temos com o outro e com o ambiente, em função da liberdade e da opressão e também das atitudes que tomamos diariamente e suas conseqüências na expansão (ou na repressão) dos sentimentos de vida e morte.
Após a discussão, foi realizada uma grande confraternização, durante a qual o público presente, principalmente um grupo de assistentes sociais, elogiou a iniciativa do Conselho. O grupo pediu ao CRP para que siga organizando mais encontros e movimentos que promovam não apenas a vida, mas também o pensar a vida, como o Cine Psi. No espaço, a importância do cinema como um importante instrumento de denúncia e pensamento crítico foi, mais uma vez, reafirmada.
O evento tem grande importância não apenas por permitir o encontro de profissionais de psicologia, que têm a oportunidade de compartilhar informações e experiências, mas também por promover o debate de qualidade sobre temas relevantes para a profissão, contribuindo para o aperfeiçoamento do exercício profissional.
Para a coordenadora do debate, a colaboradora e presidente da Comissão Gestora da Subsede Baixada, Vanda Vasconcelos (CRP 05/6065), “o Cine Psi e os debates representam uma das formas de contribuição social mais importantes do CRP, especialmente na Baixada, um espaço em que a morte está muito presente, em função das grandes dificuldades enfrentadas pelas pessoas e pelas desigualdades sociais gritantes. Essa é justamente a marca da gestão atual, voltada para a ética e o compromisso social, pautada pelo debate e defensora dos direitos humanos e das causas sociais”.
As exibições do Espaço Cine Psi acontecem sempre às segundas quintas-feiras de cada mês, às 17h30, no auditório da subsede, que fica na Rua Sebastião Herculano de Mattos, 41, centro de Nova Iguaçu (próxima ao antigo Fórum, à Cruz Vermelha e à estação Nova Iguaçu da Supervia). Outras informações por telefone (2768-0007) ou e-mail ([email protected]).