auto_awesome

Noticias






Cine Psi debate a Psicologia no encontro da Vida e da Morte


Data de Publicação: 4 de fevereiro de 2011


Com o objetivo de promover o debate e a reflexão acerca da prática profissional, a Subsede do CRP-RJ na Baixada Fluminense convida psicólogos, estudantes e profissionais que cuidam das causas sociais para a exibição do filme “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” (sinopse abaixo), na sexta edição do Espaço Cine Psi, dia 10 de fevereiro de 2011, quinta-feira, às 17h30.

CRPRJ

A obra, cujo título foi inspirado no letreiro de um cemitério da cidade de Paraibuna, interior do Estado de São Paulo, é um filme-memória do século XX, realizado a partir de recortes biográficos de pequenos e grandes personagens que viveram neste século, e pretende discutir a banalização da morte e, por correspondência direta, da vida. O filme ganhou 17 prêmios nacionais e internacionais e ficou em cartaz no Rio e em São Paulo durante oito meses.

Em tempos voláteis como os atuais, as dicotomias básicas e fundamentais inerentes à própria condição humana, como amor e ódio, vida e morte, paz e guerra, entre outras, se encontram bastante relativizadas e, muitas vezes, banalizadas. Nesse sentido, o cinema, em suas vertentes ficcional, documental ou biográfica, vem, cada vez mais, se firmando como instrumento de denúncia e pensamento crítico de uma sociedade que parece ter cada vez menos tempo para dúvidas, reflexões e questionamentos.

Nesse espírito, e como sempre acontece no Espaço Cine Psi, haverá um debate após a exibição do filme, desta vez sobre o papel da Psicologia no encontro da Vida e da Morte. Esta iniciativa pretende não só promover o debate de qualidade sobre temas relevantes para a profissão, mas também articular conhecimentos de comunicação e psicologia, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento do exercício profissional. E, ainda, uma maneira de proporcionar atividades de cultura, lazer e integração para a comunidade profissional e acadêmica.

A cada edição, o Espaço Cine Psi vem registrando um número maior de participantes, inclusive profissionais de outras áreas da saúde e de estudos sociais. O encontro é aberto ao público, e acontece na subsede do CRP-RJ da Baixada, em Nova Iguaçu (Rua Sebastião Herculano de Mattos, 41, Centro), perto da estação Nova Iguaçu da Supervia e da sede local da Cruz Vermelha.

Quem precisar de mais informações pode entrar em contato por telefone ou fax (21 2768-0007) ou por e-mail ([email protected]).

Sinopse:
“Nós que aqui estamos, por vós esperamos”
Com 95% das imagens provenientes de arquivos, como filmes antigos, fotos e material de TV, e tendo a trilha sonora do minimalista belga Win Mertens – repleta de efeitos e silêncio – como um dos fios condutores do filme, somos levados a reflexões sobre vida, morte, amor, guerra, progresso e fé através de documentos históricos que relatam a vida de pessoas anônimas em seu cotidiano. A multiplicidade de ângulos trazidos pela colagem de imagens nos leva a repensar a nossa relação com a vida e com a morte, tendo como pano de fundo as análises de Freud e Eric Hobsbawm sobre cultura e sociedade naquele que se mostrou o mais sangrento e conturbado século da humanidade.



CRPRJ-1.jpg