A subsede Norte Fluminense do CRP-RJ, localizada em Campos dos Goytacazes, finalizou, no dia 26 de agosto, as atividades que compuseram o Psicocine. O projeto teve como um dos objetivos possibilitar a aproximação dos psicólogos, estudantes e a comunidade em geral da região. O filme exibido foi o brasileiro “Como nascem os anjos”, dirigido por Murilo Salles.
O filme conta uma história que vai se desenrolando com tropeços e equívocos, deixando evidente a incomunicabilidade, diferentes valores e formas de existência, em especial, o encontro de valores e modos de funcionamento de pessoas que se encontram em diferentes classes sociais. Ele aborda ainda os modos cotidianos de produção de violência e pobreza e os resultados que esse processo cria na realidade da maioria da população.
Após a exibição do filme, os participantes tiveram a oportunidade de participar do debate, que incluiu, dentre outras questões, a análise histórica das noções construídas de “bom” e “mau”. Foi apontado que tal dicotomia constitui resultado de ideais, metas, atitudes e padrões de existência estabelecidos como necessários à ordenação e fortalecimento de um mundo capitalista. Para os participantes, os modos capitalistas de produção da existência, entendidos como possibilidades únicas de organização social, ao mesmo tempo em que impõem determinados valores e condutas na sociedade, excluem e marginalizam manifestações contrárias à lógica de seu funcionamento.
A Comissão do Psicocine avaliou que a execução do projeto de cinedebate na subsede foi, de forma geral, bastante positiva. Foi observado que o maior número de presentes foi composto por estudantes de Psicologia.
Os temas debatidos oportunizaram um espaço para reflexão crítica sobre questões relacionadas à cidadania, ideologia, inclusão/exclusão, direitos humanos e justiça. Os filmes escolhidos estiveram em consonância com a temática do projeto, que tinha como proposta o debate em torno da inclusão social na realidade nacional. A seleção dos filmes atendeu, também, ao critério estabelecido de priorizar filmes nacionais que tiveram destaque na crítica nacional e internacional.
O CRP-RJ agradece e parabeniza a todos os que participaram e estiveram presentes nessas atividades e espaços de discussão, reflexão e diálogo sobre a realidade contemporânea brasileira.
A subsede Norte Fluminense fica na Rua Treze de Maio, 286, sala 310, Centro – Campos dos Goytacazes (Edifício Medical Center). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30. Para dúvidas e informações, entre em contato pelo telefone (22) 2728-2057 ou pelo e-mail [email protected]
28 de agosto de 2010