A subsede Norte Fluminense do CRP-RJ, localizada em Campos dos Goytacazes, retomou, no dia 12 de agosto, as atividades que compõem o projeto Psicocine, um cineclube que possibilita a aproximação com psicólogos, estudantes e a comunidade em geral. O filme exibido foi “Do luto à luta“, um documentário brasileiro dirigido por Evaldo Mocarzel. Através de depoimentos e entrevistas, o diretor aborda o cotidiano dos indivíduos classificados como portadores da Síndrome de Down.
O filme escolhido para o ciclo de debates teve como proposta aproximar questões mobilizadas pela arte audiovisual e os debates teóricos sobre a inclusão social na realidade brasileira no campo da Psicologia.
Após a exibição do documentário, os participantes tiveram a oportunidade de participar do debate que incluiu, dentre outras questões, o modo paradoxal como a sociedade atual lida com as diferenças. Foi colocado que, se por um lado, as manifestações inclusivas – traduzidas, por exemplo, pela expressão “ser diferente é normal” – estão vinculadas à ideia de uma sociedade que acolhe a diversidade, por outro, elas também tornam invisíveis elementos de segregação. Isso porque imporiam um modo idealizado de se colocar no cotidiano sem esgotar o debate de situações e posicionamentos fortalecedores de repressão e exclusão sociais.
Os participantes ressaltaram ainda que práticas de tolerância e de aceitação do outro, ao mesmo tempo em que fortalecem um discurso solidário e moderno, também permitem um acordo da sociedade em não discutir os diferentes modos de manifestação de intolerância. Repensar as diversas manifestações de inclusão social implicaria, assim, fazer falar práticas de exclusão camufladas em discursos considerados liberais e modernos de aceitação das diferenças.
O projeto Psicocine continua no mês de agosto. No dia 19, será exibido o filme “Salve Geral”, de Sérgio Rezende, e no dia 26, “Como nascem os anjos”, de Murilo Salles.
Para participar, é preciso realizar a inscrição gratuita pelo telefone (22) 2728-2057, nas segundas, terças e quartas-feiras que antecedem as exibições, das 10h às 12h e das 14h às 17h. O limite é de 30 inscritos.
A subsede Norte Fluminense fica na Rua Treze de Maio, 286, sala 310, Centro – Campos dos Goytacazes (Edifício Medical Center).
18 de agosto de 2010