No dia 13 de agosto, foi realizada no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) uma reunião entre as comissões de Políticas Públicas (CRPPP), Orientação e Fiscalização (COF) e Orientação e Ética (COE), juntamente com Assessoria Jurídica e a Diretoria desta instituição.
No encontro, foram planejadas ações do Conselho para os diversos desdobramentos que a Resolução CFP 09/2010, que regulamenta a atuação do psicólogo no sistema prisional, vem provocando no cotidiano da categoria.
Foram pautadas as ameaças que os psicólogos vêm sofrendo por parte do Judiciário, bem como formas de orientar e acolher esse profissional. Neste sentido, a COF encaminhará aos psicólogos da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) uma carta de esclarecimento e de possíveis ações que podem ser feitas junto ao CRP-RJ.
Paralelo a isso, a Diretoria deste Regional entra em contato com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) para dar ciência de como a resolução está sendo recebida pelo Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro e pensar em ações conjuntas a partir desse cenário.
O CRP-RJ coloca-se aberto a receber colocações e dúvidas dos psicólogos com relação à Resolução e à atuação no sistema prisional. Os interessados podem escrever para [email protected].