auto_awesome

Noticias






EIXO MACONHA E PSICODÉLICOS DO CRP-RJ PARTICIPA DO II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE PSICODÉLICOS


Data de Publicação: 25 de novembro de 2024


Nos dias 8 e 9 de novembro aconteceu no IPUB-UFRJ o II Congresso Brasileiro sobre Psicodélicos: Integração, Acesso e Regulamentação, organizado pela Associação Psicodélica do Brasil (APB), com apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e em parceria com a UFRJ e IPUB.

Fernando Beserra, (05/37795), colaborador do Eixo Maconha e Psicodélicos e presidente da APB, levou o “paradigma psicodélico” para pensar que ciência e política estão sempre juntas, ou seja, que o desinvestimento em pesquisa e o descrédito das narrativas permanecem com o objetivo de controle de um determinado recorte da sociedade, sendo essa a razão política da proibição. Proibição que acontece desde a colonização, portanto, a importância de uma pesquisa no Brasil e na América Latina, que deixe eurocentrismos de lado, que considere a realidade dos territórios e a redução de danos.

O amplo escopo de discussões e representatividades proporcionou que o II Congresso fosse mais diverso, trazendo consigo a integração, o acesso e a regulamentação, através da ênfase na atuação em interseccionalidade e multidisciplinaridade. Debates sobre LGBTQIAP+, racismo, políticas públicas, redução de danos, terapia assistida por psicodélicos, psicoterapia de integração, neurociências, e também a presença de palestrantes dos povos originários, representando o conhecimento tradicional no uso de psicodélicos encontrados na natureza e discutiu-se a integração e a reparação.

O Eixo Maconha e Psicodélicos do CRP-RJ, foi representado pela colaboradora psicóloga Maria Clara Rebel (CRP 05/29692) na mesa “Psicodélicos e Conselhos de Psicologia no Brasil”, que foi composta também pelos representantes dos regionais de PE, PR, SP e ES, e mediada pela colaboradora Débora Dottori Finocchi (CRP 05/33937). Cada conselho expôs as iniciativas em seu território. Maria Clara Rebel apresentou o Relatório do Mapeamento da categoria a respeito dos conhecimentos sobre Maconha e Psicodélicos que foi realizado em 2023. O momento da discussão foi marcado por trocas importantes, onde se destacou o pioneirismo do mapeamento do CRP-RJ.

Importante destacar que a atuação do Sistema Conselhos de Psicologia, acontece no sentido da organização ética e política acerca da temática, inserida em uma abordagem de cuidado baseada na garantia de direitos humanos e da liberdade em acordo com os princípios fundamentais do Código de Ética da(o) Psicóloga(o).

“A Psicologia Brasileira é pioneira em uma discussão antiproibicionista do tema e está atenta aos desafios que as substâncias psicoativas trazem no âmbito terapêutico e político para o trabalho da(o) psicóloga(o). Como propostas para o futuro, o Congresso defendeu formas de oferecer terapia assistida com psicodélicos, fortalecer ações de conscientização sobre terapia de integração psicodélica e os acompanhamentos da terapia canábica através do SUS, beneficiando assim uma parte mais ampla da sociedade brasileira que muito necessita destes conhecimentos e atendimentos”, acrescentou a presidenta do CRP-RJ, Céu Cavalcanti (CRP 05/57816).

#DescriçãoDaImagem: carrossel com cinco fotos, contendo as pessoas citadas no texto, no local do evento.



1-1-576x1024.jpeg
2-1-1024x768.jpeg
3-1-1024x768.jpeg
4-1-768x1024.jpeg
5-1-768x1024.jpeg