Ocorreu, no dia 1º de julho, na subsede da Região Serrana do CRP-RJ, localizada na cidade de Petrópolis, a roda de conversa “Laudos e Pareceres”, organizada pela Comissão Gestora da subsede e com participação da Comissão de Orientação e Ética (COE).
Representando a COE, a conselheira-presidente da Comissão, Lygia Ayres, e a psicóloga e colaboradora Mariana Botelho apresentaram e discutiram a Resolução do Conselho Federal de Psicologia 007/2003, que dispõe sobre a elaboração de laudos e pareceres pelo profissional psicólogo. Segundo estatísticas da COE, este é um dos principais motivos que desencadeiam em processos éticos contra psicólogos no CRP-RJ.
Na avaliação de Lygia, “o encontro foi potente, mas, por meio dele, os presentes mostraram desconhecer grande parte das Resoluções do CFP. O que percebemos foi o fato de que grande parte dos psicólogos graduados não buscam uma atualização constante acerca da legislação de rege sua prática. Poucos são aqueles que acessam o site do CRP-RJ para se informar, e isto revela a necessidade de potencializar mais estas questões nas subsedes, fortalecendo estes espaços de aproximação com os psicólogos destas regiões”.