auto_awesome

Noticias






CRP-RJ participa de evento sobre controle social


Data de Publicação: 8 de julho de 2010


O CRP-RJ participou da I Feira Nacional de Gestão Participativa e Controle Social (Fenagep), que ocorreu de 1º a 04 de julho em Brasília e reuniu participantes de todo o país – em sua maioria, representantes de movimentos sociais. O Conselho foi representado pela colaboradora Suzana Santos Libardi (CRP 05/38367), da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas.

O evento, organizado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, agregou diversas mesas, apresentações de trabalhos e seminários. “O evento era sobre como o controle social e a participação dos movimentos populares pôde ser contemplada no governo Lula: como os movimentos de saúde contribuíram, interferiram, foram escutados ou não na construção de políticas de saúde nos últimos oito anos. A partir disso, a Feira foi dividida em eventos maiores, que discutiam políticas de saúde, nos quais estavam presentes representantes de movimentos sociais questionando a eficácia do controle social junto à gestão. Dentro das temáticas específicas, desenvolveram-se seminários menores ligados ao tema principal”, afirma Suzana, que participou de um desses seminários, o 2º Encontro de Participação e Controle Social das Políticas de Saúde para as Mulheres.

Para a psicóloga, esses momentos de trabalho com grupos menores foram os mais produtivos, pois os movimentos sociais estavam mais próximos dos assuntos para poderem questionar a gestão. “Havia coisas a serem questionadas independentemente do que estava sendo falado nas mesas. Então, os movimentos já vinham com muitas questões”.

Suzana ressaltou ainda que, no seminário sobre saúde para as mulheres, o CRP-RJ era o único conselho de classe presente. “Essa foi uma boa participação porque, como temos representantes no controle social – no Conselho Estadual de Saúde, nos Conselhos Municipais de Saúde de Niterói, Angra, Petrópolis e Saquarema e no Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Nova Iguaçu -, eu pude colocar como estão as coisas aqui no Rio de Janeiro e as dificuldades que encontramos para fazer o controle social nesse estado”.