O CRP-RJ apoiou e participou da IV Conferência Estadual de Saúde Mental – Intersetorial, realizada entre 11 e 13 de junho de 2010 na UERJ, com o tema “Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios”. O CRP-RJ participou da Comissão Organizadora, sob coordenação do Conselho Estadual de Saúde (CES), devido à sua inserção no CES e na Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica (CERP).
O CRP-RJ foi representado pela conselheira Ana Carla Souza Silveira da Silva, coordenadora da Comissão de Saúde, pela psicóloga Beatriz Adura Martins, assessora técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), e pelas colaboradoras Helena Fialho, da Comissão de Saúde, Daniela Albrecht, da Comissão de Direitos Humanos, e Cristiane Knijnik, da Comissão de Políticas Públicas.
Segundo Ana Carla, “o processo de construção da Conferência foi conturbado devido à falta de clareza e publicização das decisões tomadas nos espaços responsáveis pela organização. Na tentativa de dialogar com tais instâncias, setores da intersetorialidade e o Movimento de Trabalhadores da Saúde Mental (MTSM) se mobilizaram para reivindicar e propor mudanças na programação da Conferência, buscando garantir um processo democrático na tomada de decisões”.
Diante disso, o CRP-RJ produziu e divulgou um manifesto, no sentido de respaldar a Plenária da Conferência na tomada de decisão dos pontos em que não havia consenso. O Conselho financiou ainda a hospedagem de alguns delegados (trabalhadores e gestores) eleitos no interior do estado, garantindo a sua presença neste importante espaço para consolidação da política pública de saúde mental. Reconhecendo esses esforços, a Plenária da Conferencia elaborou uma moção de agradecimento ao CRP-RJ.
A Conferência Estadual também elegeu delegados para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada entre os dias 27 de junho e 01 de julho, em Brasília. A expectativa é que a Conferência Nacional reúna cerca de 1.600 pessoas dos 26 estados e do Distrito Federal. Duas representantes do CRP-RJ foram eleitas como observadoras para a Conferência Nacional.
O CRP-RJ também havia apoiado e participado, de 3 a 5 de junho, do II Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).
Essas ações são parte dos esforços do CRP-RJ em sua implicação com a Reforma Psiquiátrica e o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial. O Conselho vem participando com bastante frequência, sempre de modo crítico e potencializador, de vários espaços da Saúde Mental e de eventos que estão em consonância com a luta pelos direitos humanos.
21 de junho de 2010