Em 1° de junho de 2010, foi realizada, no Rio de Janeiro, a 1ª Audiência Pública do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com presença de cerca de 1.700 pessoas. O evento teve como objetivo discutir com a sociedade a atuação e o papel da televisão pública no país.
No encontro, a conselheira do CRP-RJ Noeli de Almeida Godoy de Oliveira (CRP 05/24995) falou sobre o trabalho dos Sistemas Conselhos em prol de uma TV pública diversificada, regionalizada e como uma alternativa não comprometida com valores comerciais. A psicóloga ressaltou ainda a necessidade de ampliar a participação da sociedade na TV pública, oferecendo a ela o direito à informação.
A conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Roseli Goffman também esteve presente na audiência e destacou que, para haver uma comunicação de qualidade no país, é necessário que a TV pública se diferencie da TV privada ao dar voz à população, valorizando a diversidade étnica e cultural.
Os 17 conselheiros e os diretores da TV Brasil e das oito rádios da EBC ouviram também críticas e sugestões sobre a programação de todas as emissoras da empresa. A audiência foi transmitida ao vivo pela internet.
Com informações do site do CFP
8 de Junho de 2010