auto_awesome

Noticias






Oficina da Rede de Cuidados da Região Serrana RJ/Psicologia das Emergências e dos Desastres


Data de Publicação: 30 de março de 2010


No dia 08 de março, a subsede da Região Serrana do Conselho Regional de Psicologia realizou a segunda parte da oficina da Rede de Cuidados/Psicologia das Emergências e dos Desastres, na Universidade Católica de Petrópolis.

1-oficina-da-rede-de-cuidados-da-regiao-serrana-rj01 A conselheira Samira Younes Ibrahim omeçou o encontro resgatando os pontos mais significativos da primeira parte da oficina e destacando a necessidade de referências para os psicólogos que atuam nessa área.

A conselheira Samira Younes Ibrahim (CRP 05/7923) começou o encontro resgatando os pontos mais significativos da primeira parte da oficina realizada em dezembro 2009 e as reflexões de cada um a partir desse encontro. Ela destacou ainda a necessidade da criação de referências para os psicólogos que atuam nessa área.

Uma psicóloga presente afirmou que, depois das oficinas, passou a perceber os desastres com um olhar mais técnico. Segundo ela, enquanto aguardavam o retorno para o Rio de Janeiro após o terremoto no Chile, ocorrido no dia 27 de fevereiro, turistas não receberam uma boa estrutura de alimentação e estadia.  Ela trouxe como reflexão a questão de como será o trabalho do psicólogo em situações onde falta o essencial.

O colaborador da Comissão Gestora da subsede Luiz Henrique de Sá (CRP 05/3571) lembrou que temos vários órgãos internacionais, como a Cruz Vermelha, que realizam um trabalho importante, mas que precisamos um projeto que foque a saúde mental. Sugeriu a criação de um “psi vermelho”.

Ressaltou-se também a necessidade da capacitação dos psicólogos para atuação em situações de emergência e desastres, além de um planejamento prévio sobre os espaços a serem ocupados na interface com outras profissões e a carga horária máxima. O conselheiro Lindomar Expedito Silva Darós (CRP 05/20112) comentou que “em uma situação de desastre, todos os profissionais ficam sobrecarregados. Cabe ao psicólogo avaliar suas limitações”.

2-oficina-da-rede-de-cuidados-da-regiao-serrana-rj02Ao final da oficina os participantes criaram uma minuta contendo referências para atuação do psicólogo em emergências e desastres.

Outro ponto abordado foi o papel da Psicologia na Percepção de Risco, que aborda a vulnerabilidade e ameaça à comunidade, além da capacidade de resiliência do ser humano. Segundo a conselheira Samira, o psicólogo deve possuir em sua formação e desenvolvimento pessoal o conhecimento fundamental para auxiliar a trabalhar a subjetividade que envolve o tema Percepção de Risco. Ela lembrou também a amplitude que o tema Emergências e Desastres contempla, indo desde os fenômenos naturais até os provocados pelo homem (enchentes, terremotos, epidemias -H1N1, dengue etc).

Ao final da oficina, os participantes se dividiram em dois grupos para a discussão e criação de uma minuta contendo referências para atuação do psicólogo em emergências e desastres.



1-oficina-da-rede-de-cuidados-da-regiao-serrana-rj01-300x229.jpg
2-oficina-da-rede-de-cuidados-da-regiao-serrana-rj02-300x225.jpg