No dia 08 de março, foi realizado, em Petrópolis, o terceiro pré-congresso para o Congresso Regional de Psicologia (Corep). Na abertura do evento, houve uma mesa temática sobre a Psicologia das Emergências e dos Desastres e a Rede de Cuidados da Região Serrana, sendo procedido pelo debate de teses e eleição de delegados.
Na abertura do terceiro pré-congresso para o Corep, houve uma mesa temática sobre a Psicologia das Emergências e dos Desastres e a Rede de Cuidados da Região Serrana, sendo procedido pelo debate de teses e eleição de delegados.
No debate, o conselheiro Lindomar Darós, coordenador da Comissão de Psicologia e Políticas Públicas do CRP-RJ, falou sobre as atividades da Comissão, responsável pelo centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop). Segundo ele, o papel do Crepop é pensar essas referências para os profissionais que atuam nas diversas áreas das políticas públicas, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O conselheiro afirmou que espaços como esse são importantes para fazer políticas públicas e “colocar em análise a relação entre público e privado”.
O psicólogo Rui Carlos Stockinger (CRP 05/14183), coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, falou em seguida, abordando a formação do profissional que atua em espaços públicos. Segundo ele, os universitários não estão preparados para atuar em rede. “O que eles veem na formação é a predominância do modelo clínico. Quando vão para instituições públicas, muitas vezes, não sabem como agir, corporativizando o conhecimento. Outro ponto fundamental é a falta de conhecimento do trabalho que irá exercer”.
Rui também apontou para a necessidade de qualificação e sustentabilidade do psicólogo nas políticas públicas, alegando que é difícil cuidar sem ser cuidado. Nesse sentido, exemplificou com a precarização do trabalho e os baixos salários, afirmando que “as dificuldades salariais provocam uma alta rotatividade que, por conseguinte, abre portas para a terceirização”.
Durante o debate, os participantes levantaram questões como o não funcionamento das outras instâncias da rede, o que prejudica o trabalho do psicólogo, e a necessidade de definição do papel do psicólogo nas políticas públicas, para que não ocorra uma sobrecarga de tarefas.
Com o fim da mesa de debates, ocorreu a eleição da mesa diretora do pré-congresso, de acordo com as diretrizes estabelecidas nacionalmente. Após a apresentação do regimento interno, aprovado pelo plenário com algumas modificações, ocorreu a eleição de delegados. Foram escolhidos 12 delegados, que representarão a região no Corep.
Em seguida, houve leitura das teses para serem votadas pelo plenário. Entre os temas propostos, estavam a divulgação e promoção de publicações sobre a Psicologia das Emergências e dos Desastres, além da fomentação da discussão do tema na academia; a inclusão da Psicologia nas Emergências e Desastres na formação do psicólogo; e a criação de uma entidade nos moldes da Cruz Vermelha para a atuação do psicólogo em