auto_awesome

Noticias






5º pré-congresso para COREP é realizado em Campo Grande


Data de Publicação: 22 de março de 2010


Foi realizado em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, no dia 11 de março, o quinto pré-congresso para o COREP-RJ. Psicólogos e estudantes de Psicologia participaram do encontro, em que foram eleitos delegados e debatidas teses para o COREP.

5º pré-congresso para COREP é realizado em Campo Grande

5º pré-congresso para COREP é realizado em Campo Grande

A conselheira coordenadora da Comissão de Estudantes e membro da Comissão de Saúde, Ana Lucia Furtado, abriu o evento ressaltando a importância de a categoria de psicólogos se mobilizar politicamente para participar do processo do COREP, enviando e votando teses.

A conselheira coordenadora da Comissão de Estudantes e membro da Comissão de Saúde, Ana Lucia Furtado, abriu o evento saudando os presentes e ressaltando a importância de a categoria de psicólogos se mobilizar politicamente para participar do processo do COREP, enviando e votando teses.

O psicólogo e colaborador da Comissão de Saúde Thiago Monteiro Pithon (CRP 05/39391) sublinhou que os Congressos Regionais e o Congresso Nacional de Psicologia constituem “um processo democrático para dar ação ao processo de funcionamento do Sistema Conselhos como um todo”.

Ele lembrou ainda que essa forma de organização baseada em pré-congressos “é um método bastante peculiar do Sistema Conselhos e cria espaços de discussão sobre temas importantes para a Psicologia brasileira. A ideia é formar redes e pensar essas questões relevantes a partir delas, para, assim, ocupar outros espaços e realizar determinados trabalhos”.

Thiago convidou os psicólogos presentes a fazerem teses e a enviarem para os pré-congressos. “Precisamos fazer teses em nível nacional, para serem discutidas no CNP, mas devemos respeitar os critérios de regionalidade”.

Em seguida, foi exibido um vídeo produzido pelo Conselho Federal de Psicologia sobre o VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), em que é mostrado o histórico de todos os CNPs e explicada a importância da participação dos psicólogos na elaboração de diretrizes para as gestões dos conselhos.

O conselheiro-presidente da Comissão de Orientação e Ética do CRP-RJ, José Novaes (CRP 05/980), explicou que, para dar maior representatividade e força política para o Rio de Janeiro no CNP, em Brasília, é preciso que “o maior número possível de psicólogos compareçam aos pré-congressos para enviar e discutir teses”.

Depois, foi lido o regimento do pré-congresso, que foi modificado e aprovado por unanimidade pelo Plenário. Houve, então, a eleição da mesa diretora, seguindo as normas estabelecidas nacionalmente. Foram eleitos o conselheiro-tesoureiro do CRP-RJ, Lindomar Darós, como presidente, o conselheiro José Novaes, como secretário, e a membro da Comissão Organizadora do COREP-RJ, Carla Silva Barbosa (CRP 05/29635), como relatora.

A seguir, deu-se a eleição de delegados, sendo escolhidos seis efetivos, um suplente e uma estudante.

Eleitos os delegados, foi dado início à leitura das teses, que poderiam ser aprovadas na íntegra, aprovadas com modificações ou rejeitadas pelo Plenário. Ao todo, foram votadas seis teses, que apresentavam temas como a atuação do psicólogo na Atenção Básica e seu papel no NASF (Núcleo de apoio à Saúde da Família), práticas intersetoriais em Saúde Mental, existência de residências multiprofissionais em Saúde como ponto fundamental da formação dos profissionais que atuam no SUS, entre outros.



5o-pre-congresso-para-corep-e-realizado-em-campo-grande01-300x225.jpg