No dia 2 de fevereiro de 2010, o jornal Tribuna de Petrópolis publicou uma notícia sobre a reivindicação presidente da Casa dos Médicos, Mauro Peralta, de que o salário dos médicos fosse desvinculado do dos demais profissionais de Saúde no município. A proposta havia sido feita ao prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, em reunião no dia anterior.
O CRP-RJ, entendendo que não há uma profissão de Saúde mais importante que as demais e que todos os profissionais devem ser igualmente valorizados, colocou-se contra essa reivindicação e procurou o jornal para apresentar sua posição.
A Tribuna de Petrópolis se colocou à disposição para ouvir o posicionamento da Psicologia e entrevistou a conselheira-presidente do CRP-RJ, Lygia Ayres, sobre o episódio. Lygia esclareceu que todos os profissionais da Saúde devem ter um salário justo e comparou a reivindicação ao Ato Médico – projeto de lei que tramita no Senado e pretende subordinar as demais profissões da Saúde à Medicina (clique aqui para saber mais). A matéria foi publicada no dia 26 de fevereiro.
Veja abaixo reproduções das matérias dos dias 2 e 26 de fevereiro:
- Médicos querem salários desvinculados dos demais profissionais de saúde
Jornal Tribuna de Petrópolis – 02/02 - Presidente do CRP convoca manifestação contra desvinculação de salários na Saúde
Jornal Tribuna de Petrópolis – 26/02