O Conselho Regional de Psicologia vem a público expressar apoio aos movimentos sociais e políticos em curso no Brasil pelo fim da Escala 6×1.
Compreendendo a importância dos lutas pela redução da jornada de trabalho, o Sistema Conselhos se engaja há anos nas lutas em defesa da redução da jornada de trabalho para Psicólogas (os) e entende que a discussão sobre jornadas de trabalho está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas e coletividades, à defesa dos direitos humanos e ao bem-viver da população.
A redução da escala não se refere apenas a uma redução de carga horária semanal, mas de promoção de saúde, física e mental, além do tempo necessário para estar em família e ter momentos de lazer. Descolonizar a vida é garantir tempo para viver com dignidade para todas as pessoas.
No caso dos postos de trabalho cuja dinâmica de trabalho é pela escala 6×1, torna-se ainda mais grave, com diversos relatos de exaustão e sub remuneração. Não é de menor relevância o fato de que postos de emprego sob este regime são ocupados pelas camadas mais vulnerabilizadas da classe, em particular mulheres, jovens e população negra.
Através da participação da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais, na pessoa da coordenadora adjunta Thaís Lourenço (CRP 05/62992) e do colaborador Bruno Pereira da Silva Rosa (CRP 05/67901), o Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro se fez presente, reiterando o seu apoio e compromisso na luta a favor da garantia de direitos, pela dignidade da população brasileira.
É preciso pautar que o cuidado em saúde mental não se restringe apenas aos serviços de atendimentos, mas que envolve uma série de práticas de autocuidado, que estão diretamente relacionadas à disponibilidade de tempo. A escala 6×1 não leva em consideração as necessidades básicas das trabalhadoras sendo um agravante aos problemas de saúde, podendo levar à exaustão, ao menor contato com as relações pessoais, inviabilizando momentos de lazer e descanso.
#DescriçãoDaImagem: carrossel com duas imagem. A primeira com degradê do amarelo para o laranja, com logo do CRP-RJ 50 anos, figura de um punho direito fechado em alusão a resistência e o texto “pelo fim da escala 6×1”. A segunda, foto das pessoas citadas no texto, segurando uma faixa azul com texto em branco dizendo “CRP-RJ presente”.