A Comissão de Educação do CRP-RJ participou, junto com os relatores dos eixos temáticos trabalhados durante o Ano da Educação (2008), do Seminário Nacional do Ano da Educação, promovido pelo CFP e realizado em Brasília de 24 a 26 de abril. Estiveram presentes representantes de todos os conselhos regionais que compõem o Sistema Conselhos de Psicologia.
Os participantes se dividiram em torno dos quatro eixos temáticos debatidos: Psicologia, Políticas Públicas Intersetoriais e Educação Inclusiva; Políticas Educacionais: legislação, formação profissional e participação democrática; Psicologia em Instituições Escolares e Educacionais; e Psicologia no Ensino Médio.
Após muitas discussões com abordagens diversas sobre os temas trabalhados e especificidades regionais, foi possível construir o texto das Referências Técnicas e Políticas do trabalho do psicólogo na escola. “Ficamos satisfeitos com o resultado desse trabalho e com a possibilidade de dar visibilidade às discussões dos psicólogos do Rio de Janeiro realizadas durante o Ano da Educação para o Sistema Conselhos”, declarou a Comissão de Educação.
No relatório final, foram contempladas as discussões em relação à prática do psicólogo e à formação do psicólogo que atuará nesse campo. Assim, esteve fortemente presente o combate à medicalização, à judicialização, ao atendimento clínico na escola e a uma concepção biologizante da aprendizagem.
Segundo a comissão, a discussão sobre educação inclusiva obteve avanços em relação à não localização da inclusão apenas da pessoa com deficiência e sim a todos que, por quaisquer motivos, são impedidos de se inscreverem nesse espaço social, afirmando a potência da diferença. “O psicólogo sai desse lugar de mediador de conflitos no espaço da escola para fazer parte desse contexto potencializando o lugar da educação e atuando nas tensões e conflitos pertinentes ao Sistema Educacional como um todo”.
Relatório do Ano da Educação da Região do Rio de Janeiro.
12 de maio de 2009
atualizado em 03 de junho de 2009