Neste 15 de outubro, quando se celebra o Dia da Professora e do Professor, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) destaca a importância desses profissionais para a promoção do saber, a formação inclusiva e a educação emancipadora.
O CFP reitera o compromisso da Psicologia brasileira com os processos de ensino e aprendizagem e destaca que, desde 2019, o país conta com uma legislação que reconhece o papel de psicólogas e psicólogos no apoio às relações escolares, familiares e do ambiente escolar.
A Lei 13.935/2019 estabelece que toda a rede pública de Educação Básica no país deve contar com a presença de psicólogas(os) e assistentes sociais em suas equipes multiprofissionais, a fim de atender as necessidades e prioridades definidas pelas políticas públicas na área.
É a Psicologia contribuindo para a consolidação de um ensino público de qualidade e garantidor de direitos.
#DescriçãoDaImagem Card com transparência em tons de verde; foto de uma sala de aula com alunas(os) e professor; logotipo do CFP e marca dos 50 anos da autarquia. Texto do card: Educar, desenvolver potencialidades, emancipar vidas. 15 de outubro. Dia Nacional do Professor.