O Colegiado dos Conselhos de Fiscalização Profissional do estado do Rio de Janeiro promoverá uma manifestação pública a favor da Saúde Pública no dia 7 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde.
Com estandes e diversas atividades culturais, como teatro e apresentação de coral, os conselhos regionais de Psicologia, Química, Biologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Nutrição, Fonoaudiologia e Radiologia estarão presentes para conscientizar sobre a importância da Saúde Pública, levando o lema: “O mundo em defesa da saúde pública. Exija esse direito!”.
As atividades ocorrerão das 9h às 17h em frente à Câmara dos Vereadores, na Praça da Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. Compareça!
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.
É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões e aterros sanitários, entre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.
Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.
Manifestações em favor do SUS
Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil deu um grande salto de qualidade, garantindo, constitucionalmente, que a Saúde seja um direito do povo e um dever do Estado.
Esta conquista, entretanto, vem sistematicamente sendo posta à prova e ameaçada pelo não cumprimento do que preconiza a Lei e pelas sucessivas manobras no sentido de privatizar a Saúde, sob os mais diferentes artifícios.
Por conta disso, o Conselho Nacional de Saúde abriu dois livros de assinaturas de apoio àRegulamentação da Emenda Constitucional nº 29 e à proposta do SUS como Patrimônio da Humanidade.
As assinaturas da EC 29 serão encaminhadas ao Congresso Nacional, onde tramita o processo de regulamentação, e a manifestação popular de apoio ao SUS como Patrimônio da Humanidade será enviada à Unesco, responsável pela concessão do título de Patrimônio.
- Livro de Assinatura – Sou a favor da Regulamentação – EC 29.
- Livro de Assinatura – Sou a favor: SUS Patrimônio da Humanidade .
1° de abril de 2009