
COE realizou seu último encontro com a categoria em Resende.
Comissão de Orientação e Ética (COE)
Dando continuidade aos eventos preparatórios para o Fórum de Ética, a COE realizou, na parte da manhã, seu último encontro com a categoria no dia 25 de outubro, em Resende. Estiveram presentes a conselheira do CRP-RJ Marcia Amendola (CRP 05/24729) e as colaboradoras da COE Agnes Pala (CRP 05/32409) e Márcia Regina Santos (CRP 05/26229). Elas falaram sobre o funcionamento do CRP-RJ, sobre as comissões que o compõem e também sobre os procedimentos internos da COE.
Márcia Santos começou explicando aos presentes o funcionamento do CRP-RJ. Conforme esclareceu, o CRP-RJ conta hoje com pouco mais de 37 mil psicólogos inscritos. Explicou, também, que o Plenário tem como tarefa a gestão político-administrativa da instituição e é composto por conselheiros eleitos a cada três anos por voto direto da categoria. Atualmente, o CRP-RJ é gerido pelo XII Plenário.
De acordo com a colaboradora, os principais objetivos da atual gestão são a transparência e a ética nas práticas psis e a criação de um espaço sistemático de debates e reflexões junto à categoria em torno dessas práticas.
Marcia Amendola, por sua vez, reiterou que o Código de Ética de 2005 é um “aliado” dos psicólogos e, também, que ele “pode e deve vir em seu auxílio nas situações de impasse”. Destacou ainda que a intenção desse Código, que substituiu o de 1987, é, “além de estabelecer padrões esperados quanto às práticas da categoria, fomentar, no psicólogo, uma auto-reflexão diária de suas práticas, um exercício para além das normas e da formação acadêmica”.
Outro requisito importante, segundo a conselheira, nesse trabalho de reavaliação das práticas psis, é o questionamento do trabalho do que está sendo solicitado ao profissional de Psicologia. “É preciso analisar a demanda que nos é endereçada e questionar aquilo que estamos produzindo. Quais os efeitos que os laudos psicológicos provocam na vida das pessoas? Os laudos podem se tornar instrumentos de vida, de adaptação e de morte: qual tem sido a nossa escolha?”, indaga.
Comissão de Educação

Comissão de Educação promoveu sua última atividade comemorativa do Ano da Educação.
Na parte da tarde, a Comissão de Educação promoveu sua última atividade comemorativa do Ano da Educação – instituído pelo Sistema Conselhos para 2008 – antes do evento final, no dia 29 de novembro. As conselheiras Francisca de Assis Alves (CRP 05/18453) e Rosilene Cerqueira (CRP 05/10564) junto às colaboradora Mariana Fiore (CRP 05/35050) e Helena do Rego Monteiro (CRP 05/24180), organizaram um debate sobre a Psicologia na Educação a partir da exibição de um vídeo.
No encontro, compareceram psicólogos e outros profissionais ligados à área da Educação, além de estudantes de Psicologia, que falaram sobre suas experiências e como as questões relativas à Psicologia na Educação permeiam suas práticas.
De acordo com Helena, esses encontros com a categoria que a comissão realizou por diversas cidades do estado são importantes para construir “referências técnicas, políticas e instrumentais do psicólogo no ambiente escolar”. Ao que Francisca complementou, reforçando que é importante “ver o recorte que a Comissão de Educação do CRP-RJ está dando ao tema no ano eleito como Ano da Educação”.
Antes de apresentar os quatro eixos temáticos, a colaboradora Mariana Fiori destacou a importância de se pensar a Educação, e seus desdobramentos, a partir “de diferenças regionais”, sem renegar, portanto, “as distintas realidades de cada cidade, cada região, cada estado”.
Em seguida, houve a exibição de um vídeo que reuniu palestras dadas em dois eventos do CRP-RJ, “PSE: Programa Saúde nas Escolas” e a II Mostra Regional de Práticas em Psicologia. Foram apresentadas as falas de Adriana Castro, Adriana Marcondes, Marise Ramoa e Marisa Rocha. Algumas das questões discutidas foram a medicalização da vida escolar, a educação inclusiva e a proposta de inclusão da Psicologia no Ensino Médio.
Após as explicações, os presentes se reuniram nos grupos de trabalho para retirada das propostas. As discussões foram feitas com base nos quatro eixos temáticos do Ano da Educação: “Psicologia, políticas públicas intersetoriais e educação inclusiva”, “Políticas educacionais: legislação, formação profissional e participação democrática”, “Psicologia em instituições escolares e educacionais” e “Psicologia no ensino médio”. Os eixos são explicados em textos geradores, que são distribuídos nos encontros e também estão disponíveis no site do CRP-RJ.