auto_awesome

Noticias






Atividade do Ano da Educação do Sistema Conselhos reúne psicólogos em Niterói


Data de Publicação: 7 de outubro de 2008


Segundo evento em comemoração ao Ano da Educação do Sistema Conselhos incluiu palestras, debates e exibição de vídeo, tudo dentro da temática da Psicologia na Educação.

Segundo evento em comemoração ao Ano da Educação do Sistema Conselhos incluiu palestras, debates e exibição de vídeo, tudo dentro da temática da Psicologia na Educação.

No segundo evento em comemoração ao Ano da Educação do Sistema Conselhos, a Comissão de Educação do CRP-RJ esteve na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no dia 3 de outubro. A atividade incluiu palestras, debates e exibição de vídeo, tudo dentro da temática da Psicologia na Educação.

O conselheiro-presidente do CRP-RJ, José Novaes (CRP 05/980), começou explicando o funcionamento do Conselho. “Nós somos um órgão que orienta e fiscaliza, zela pela fiel observância dos princípios éticos e desenvolve a Psicologia enquanto ciência e profissão. Dentro dessas atribuições, promovemos esses eventos relativos ao Ano da Educação, que vão levar ao Seminário Regional, em 29 de novembro, aqui na UFF”, afirmou.

Novaes esclareceu ainda o motivo das atividades. “Quem determina que 2008 é o Ano da Educação do Sistema Conselhos, assim como 2009 será o ano da Psicoterapia? São as instâncias máximas da Psicologia: o Congresso Nacional (CNP), realizado de três em três anos, e a Assembléia das Políticas, Administração e das Finanças (APAF), que ocorre duas vezes por ano, com representantes dos Conselhos Regionais, e implementa as diretrizes tiradas no CNP. Na APAF de dezembro de 2007, foi decidido que 2008 seria dedicado à Educação”.

A colaboradora Helena do Rego Monteiro (CRP 05/24180) explicou, então, como está sendo a condução das atividades. “Há textos geradores sobre os quatro eixos definidos para o Ano da Educação (clique aqui para ler os textos). Esses textos são de autoria de psicólogos convidados pelo GT de Educação. Eles geram as discussões, cujas propostas serão levadas para o Seminário Regional, no dia 29 de novembro. A última fase é um Seminário Nacional, que ocorrerá em Brasília, no início de 2009, com delegados eleitos no Regional”.

Em seguida, o público ouviu as palestras das professoras do Departamento de Psicologia da UFF Cristina Maria Carvalho Delou e Kátia Aguiar, em uma mesa redonda mediada pela conselheira Rosilene Souza Gomes de Cerqueira (CRP 05/10564). Cristina falou sobre o papel do psicólogo na construção de uma educação inclusiva. “Por que os psicólogos não estão nas escolas públicas, as únicas obrigadas por lei a serem inclusivas? Temos que pensar, primeiro, na história de exclusão que temos na sociedade. Historicamente, o diferente não interessa. Preferimos a homogeneização, a massificação na escola. Um exemplo é a medicalização da vida escolar”, declarou.

Kátia, por sua vez, falou da importância da aproximação entre Conselho e universidade, o que beneficia a formação dos novos psicólogos. “Conseguimos usar os textos geradores para fazer um debate em sala de aula, com presença de representantes do CRP-RJ. Essa é uma iniciativa muito fértil, potente, que une esforços com outras ações que já estão acontecendo dentro das universidades, nos cursos de Psicologia. E o principal é o Conselho, que tem entre suas funções, por lei, a regulação e a prescrição, estar convidando a universidade a fugir dessas limitações. Tanto que todos os textos, de alguma forma, colocam a necessidade de desvinculação da regulação”.

Grupos de Trabalho discutiram os eixos temáticos e apresentaram propostas para serem enviadas, junto com as dos GTs dos demais eventos preparatórios, ao Seminário Regional.

Grupos de Trabalho discutiram os eixos temáticos e apresentaram propostas para serem enviadas, junto com as dos GTs dos demais eventos preparatórios, ao Seminário Regional.

Após a mesa, os presentes assistiram a um vídeo que reuniu palestras dadas em dois eventos do CRP-RJ: “PSE: Programa Saúde nas Escolas” e “II Mostra Regional de Práticas em Psicologia”. Foram apresentadas as falas de Adriana Castro, Adriana Marcondes, Marise Ramôa e Marisa Rocha.

O vídeo, junto com os textos geradores, serviu de base para os Grupos de Trabalho que se reuniram em seguida, cada um discutindo um dos eixos temáticos. As propostas dos GTs foram apresentadas no final e arquivadas para serem enviadas, junto com as dos GTs dos demais eventos preparatórios, ao Seminário Regional.



1-atividade-do-ano-da-educacao-do-sistema-conselhos-em-niteroi01-300x202.jpg
2-atividade-do-ano-da-educacao-do-sistema-conselhos-em-niteroi02-300x158.jpg