Durante a II Mostra Regional de Práticas em Psicologia, realizada pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) de 10 a 12 de julho na Universidade Veiga de Almeida (UVA), além das palestras, mesas redondas, debates, oficinas e trabalhos, os participantes têm a oportunidade de conferir apresentações culturais.
No primeiro dia de evento, o Grupo de Teatro do Oprimido Pirei na Cenna apresentou a peça “Doidinho para trabalhar”. O grupo, formado por usuários e simpatizantes da Luta Antimanicomial, usa o teatro como ferramenta da Reforma Psiquiátrica. Há cerca de um ano, o tema apresentado pelos atores é o mercado de trabalho.
Na Mostra, o grupo trouxe para o público a história real de um usuário de saúde mental que não consegue emprego após sair de uma instituição onde estava internado. A proposta do grupo foi fazer com a que a platéia refletisse sobre a situação.
Para causar essa reflexão, os espectadores são transformados em “espect-atores”, ou seja, são parte do espetáculo. A platéia interage não apenas de seu lugar, mas também sobe no palco para entrar no lugar de um dos personagens e conduzir a história de uma forma diferente. A idéia é mostrar como atitudes diversas podem mudar o curso da situação.
A II Mostra acontece até sábado, dia 12 de julho. Entre as atrações culturais, haverá, no dia 11, a apresentação do grupo Harmonia Enlouquece, às 15h, e o lançamento de livros, às 17h30. No dia 12, encerrando o evento, haverá show com a banda Sistema Nervoso Alterado, às 18h.
Veja mais notícias sobre a II Mostra
Texto: Bárbara Skaba
10 de julho de 2008