Teve início nesta quinta-feira, 10 de julho, a II Mostra Regional em Práticas de Psicologia, promovida pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), na Universidade Veiga de Almeida (UVA), na Tijuca.
A programação começou com uma mesa de abertura que contou com a presença do Conselheiro-Presidente do CRP-RJ, José Novaes, o Conselheiro-Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona, e o Vice-Reitor da UVA, Tarquínio Prisco. Além destes, estiveram presentes o diretor da UVA – Campus Tijuca, Abílio Gomes de Carvalho Junior, a coordenadora geral do curso de Psicologia da UVA, Cristina Maria Caldas Simões, e a coordenadora d curso de Psicologia da UVA – Campus Tijuca, Solange de Oliveira Couto. O evento foi, então, saudado como uma iniciativa importante por promover debates e discussões em torno da função do profissional de Psicologia no mundo contemporâneo.
À mesa de abertura, seguiu-se a peça teatral “Doidinho para Trabalhar”, do Grupo de Teatro do Oprimido Pirei na Cenna, que faz uso do teatro para discutir a Reforma Psiquiátrica. A partir das 10h30min, houve apresentação de trabalhos sobre diversos temas relacionados à prática da Psicologia.
Às 14h, ocorreu uma mesa redonda que reuniu estudantes e profissionais em Psicologia para debater, junto ao palestrante Miguel Ângelo Barbosa Maia, mestre em Educação para a Saúde pela UFF, o tema “O mercado que temos, o trabalho que queremos”, abordando a importância do psicólogo nas mediações sociais entre o trabalhador e seu trabalho. A mesa foi mediada pela coordenadora da Comissão de Análise para a Emissão de Título de Especialista (CATE) do CRP-05.
Durante o debate foi discutida também a precarizacão do trabalho e as situações de violação de direitos humanos que os psicólogos estão vivenciando em algumas de suas práticas. Miguel terminou sua intervenção sugerindo que mais fóruns, com o da II Mostra em Psicologia, fossem instituídos para o debate amplo dos conflitos éticos inerentes ao mercado de trabalho capitalista contemporâneo.
Logo em seguida, houve mais apresentações de trabalhos, e, às 18h, duas Oficinas Institucionais do CRP-RJ, produzidas pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CRPOP) e pela Comissão de Orientação e Ética (COE), fecharam o primeiro dia da II Mostra.
O evento acontece até sábado, 12 de julho. Interessados podem se inscrever no local. Para programação e mais informações, acesse o site da II Mostra.
Veja mais notícias sobre a II Mostra.
10 de julho de 2008