A Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ repudia a atitude dos militares do Exército que entregaram três jovens do Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio, a traficantes.
O episódio ocorreu no último sábado, dia 14 de junho. Segundo a polícia, os jovens, de 17, 19 e 24 anos, teriam sido entregues a traficantes do Morro da Mineira, no Catumbi, de uma facção rival à do Morro da Providência, onde os rapazes moravam. Eles teriam sido mortos menos de 12 horas depois.
Em depoimento à 4º Delegacia de Polícia, alguns dos militares suspeitos confessaram o crime. Eles detiveram os jovens às 7h30 do sábado, quando voltavam de um baile funk, por desacato.
Testemunhas afirmam que os rapazes ficaram sob o poder dos militares até as 11h30, quando foram entregues aos traficantes da facção rival. Há denúncias de que as vítimas teriam sido vendidas por R$ 60 mil.
Três dos 11 acusados confessaram que queriam “dar um corretivo nos rapazes”. Os corpos das vítimas foram encontrados desfigurados e com marcas de tortura em um lixão de Duque de Caxias.
O CRP-RJ acredita que a atitude dos militares fere de forma vergonhosa e inaceitável os Direitos Humanos.
17 de junho de 2008