No dia 17 de maio, o CRP-RJ realizou em Quatis, no sul do estado do Rio, um encontro com psicólogos do município e de cidades vizinhas. O objetivo do evento era incentivar a discussão sobre o exercício profissional desenvolvido no campo de trabalho de psicólogos, buscando a interface com as questões sociais, políticas e de luta pelos Direitos Humanos. Durante o encontro, o Conselho desenvolveu atividades da oficina itinerante da Comissão de Saúde, chamada “ApropriAção em saúde: como está a prática do psicólogo?”.
A iniciativa de promover o evento na região foi resultado da articulação de algumas psicólogas do local, em parceria com o CRP-RJ. Na ocasião, a conselheira presidente da Coordenadoria Técnica do Conselho (Cotec), Vivian Fraga (CRP 05/30376), acompanhada de equipe técnica e colaboradores, aproveitou para apresentar as Comissões que compõem o Conselho, seus compromissos políticos e trabalhos que tem desempenhado. A psicóloga falou que é importante a aproximação entre o CRP-RJ e os municípios do interior.
Evento promovido em Quatis fala da importância da aproximação entre o CRP-RJ e os municípios do interior.
Participaram profissionais de algumas cidades da região, como Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Mendes e Porto Real. Eram psicólogos de diversas áreas, como clínica, educação e saúde. Eles apresentaram questões sobre seus trabalhos, dificuldades nas demandas colocadas aos psicólogos em seus variados cargos e discutiram temas que têm sido trabalhados pelo Conselho, como carga horária, e tiraram dúvidas sobre avaliação psicológica e emissão de atestados.
Participantes e representantes do CRP-RJ afirmaram a importância da articulação política local. Vivian ressaltou que “o papel do Conselho não é de dizer aos psicólogos qual deve ser sua melhor prática, qual ele deve seguir, já que há uma gama de possibilidades de atuação”. Ela ressaltou que atuar coletivamente não significa que todos devam pensar da mesma forma. Neste sentido, o psicólogo Sérgio Costa (CRP 05/17447), colaborador da Comissão de Saúde, afirmou que “uma coisa que permeia todos os psicólogos é a questão do encontro”. De acordo com ele, os profissionais costumam participar de congressos, jornadas, entre outros eventos, “mas o que é mais importante são as parcerias”.
A psicóloga Rosana Almeida (CRP 05/26284), que articulou a realização do evento em Quatis, concordou, afirmando que “os psicólogos da região não se conhecem”. Entretanto, ao final do encontro, os participantes conseguiram agendar discussões sobre o trabalho na região, dando início à organização de debates periódicos sobre suas práticas.
Texto e fotos: Jean Souza
30 de maio de 2008