auto_awesome

Noticias






Congresso da Ulapsi consolida Psicologia latino-americana


Data de Publicação: 27 de setembro de 2007


Com 872 participantes de treze países, o II Congresso Latino-americano de Psicologia da Ulapsi consolidou os marcos para a construção das referências para uma Psicologia latino-americana. Na abertura do evento compuseram a mesa a presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Bock, e a Secretária do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, Cristina Joly. Segundo o vice-presidente do CFP, Marcus Vinícius de Oliveira, “o Congresso evidenciou uma programação de alta qualidade, com pontos de interação e a multiplicidade na participação de atores, principalmente do campo social da profissão. A participação de todos os países da América Latina foi intensa, mas se destacou, neste Congresso, a presença dos psicólogos da América Central, de grande importância”.

De acordo com o vice-presidente do CFP, a escolha de Cuba, como país-sede para esta edição do Congresso da Ulapsi, foi estratégica, pois a “Psicologia em Cuba apresenta-se muito desenvolvida, com os profissionais trabalhando com real comprometimento social”.

O CFP apresentou quatro mesas no Congresso da Ulapsi: Psicologia das Emergências e dos Desastres: construindo uma perspectiva latino-americana; Mídia e subjetividade: uma questão para a Psicologia latino-americana; Uma Psicologia para a América Latina: isto é viável?; e O fim possível das prisões: uma contribuição no campo da subjetividade.

No total, foram 239 brasileiros participando do evento.

Fonte: Site do CFP