A Sociedade Brasileira de Diabetes, SBD, conta, atualmente, em seu quadro, com um Departamento de Psicologia. Assim como acontece em vários países do mundo, muitos psicólogos brasileiros atuam junto a portadores de diabetes, não apenas na área de saúde mental, mas, principalmente, participando de equipes multiprofissionais preocupadas em educar pacientes e familiares com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Uma vez que o psicólogo ainda não é considerado integrante essencial à equipe mínima de um Serviço de Atenção Básica ao portador de diabetes, um dos objetivos do Departamento de Psicologia da SBD tem sido demonstrar a importância do trabalho desse profissional. Coordenado pela psicóloga Fani Eta Korn Malerbi, professora da PUC de São Paulo, o Departamento de Psicologia da SBD está procurando identificar os psicólogos brasileiros que trabalhem com portadores de diabetes, para poder entrar em contato com eles, traçar um perfil desses profissionais e verificar sua atuação e necessidade de aprimoramento.
Entre os dias 18 e 21 de outubro do presente ano, ocorrerá em Campinas, SP, um Congresso da SBD, no qual os psicólogos terão um espaço para apresentarem seus trabalhos. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 28 de junho. O site da SBD é www.diabetes.org.br e o e-mail da coordenadora do Departamento de Psicologia é [email protected]. O site do Congresso é www.diabetes2007.com.br.
Se você atua ou quiser atuar em Diabetes, participe!
Fonte: Site do CFP