Com o objetivo de votar as teses apresentadas pelos psicólogos de todo o Brasil ao Congresso Nacional de Psicologia (CNP), foi realizado nos dias 03, 04 e 05 de maio, no Rio de Janeiro, o Congresso Regional de Psicologia (COREP). O evento reuniu 58 delegados, que haviam sido eleitos nos seis pré-Congressos realizados no estado do Rio durante os meses de março e abril de 2007.
Os trabalhos foram abertos pela nova conselheira-presidente do CRP-RJ, Maria Cristina Orrico, e pelo novo vice-presidente, Nélio Zuccaro. Cristina e Nélio assumiram a diretoria do Conselho em 28 de abril, depois que os antigos integrantes pediram afastamento da diretoria para poderem se candidatar à próxima plenária gestora do CRP-RJ, cumprindo assim o regulamento eleitoral. Completam a nova diretoria do CRP-RJ as conselheiras Carla Barbosa, como conselheira-secretária, e Fabiana Valadares, como conselheira-tesoureira.
Cristina lembrou as ações do plenário atual neste três anos de gestão, salientando a importância da relação entre Direitos Humanos e Psicologia para esta gestão. Em seguida, ela explicou os objetivos do COREP e do CNP, lembrando que este último é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia.

Durante o evento foram votadas teses apresentadas por todos os Conselhos Regionais de Psicologia do Brasil.
Durante os três dias de evento foram votadas 156 teses, apresentadas por todos os Conselhos Regionais de Psicologia do Brasil. As decisões de cada regional sobre cada tese serão agora sistematizadas pelo Conselho Federal. Apenas as teses aprovadas em, no mínimo, cinco Congressos Regionais serão levadas ao Congresso Nacional de Psicologia para nova discussão.
Além de votar as teses, os psicólogos presentes escolheram os delegados que representarão o Rio de Janeiro no VI CNP. Foram eleitos 7 delegados e 2 suplentes.
O COREP também foi o último momento que os psicólogos do Rio tiveram para inscrever chapas para a eleição do próximo plenário do CRP-RJ. Foram inscritas 2 chapas, que se apresentarão aos psicólogos do Rio através