Os psicólogos do Rio de Janeiro interessados em obter título de especialista devem ir até São Paulo para participar do Concurso para Concessão do Título de Especialista no dia 10 de setembro, um dia depois do II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão.
A empresa responsável pela organização do concurso é a VUNESP e as especialidades contempladas este ano serão todas aquelas reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; e Neuropsicologia. As provas serão objetivas e discursivas.
Podem se submeter aos exames os psicólogos com mais de dois anos de inscrição em Conselho Regional de Psicologia que estejam em pleno gozo dos seus direitos e que possam comprovar prática profissional na especialidade no mesmo período. O edital do concurso para obtenção de título de especialista, contendo período de inscrição, horário e local das provas, deve sair em abril deste ano.
O título de especialista não é obrigatório, mas é um direito e pode ser obtido por conclusão de curso de especialização credenciado pelo CFP ou por meio do concurso de provas e títulos.
A partir da Resolução CFP nº 014/00, que alterada complementada posteriormente pela Resolução CFP nº 002/01, foi instituído o Título de Especialista em Psicologia e as formas pelas quais os profissionais psicólogos podem obtê-lo. Segundo as resoluções, o psicólogo pode solicitar até dois títulos de especialista junto ao seu Conselho Regional de Psicologia, podendo, a qualquer tempo, modificá-los.
Fonte: Coordenadoria Técnica do CRP-RJ