No dia 16 de fevereiro, o Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações deu início a uma série de seminários locais com o tema “Da democratização à Digitalização das Comunicações”. Realizado no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, esse encontro aberto discutiu a democratização da comunicação e as formas de mobilizar a sociedade para uma ação regional a favor do tema.
Na pauta de discussão estavam temas como digitalização das comunicações, comunicação comunitária, inclusão digital, produção de subjetividades e conselhos municipais de comunicação. O objetivo dessa série de seminários é disseminar a luta pela democratização da comunicação e fortalecer a atuação das entidades associadas articuladas em torno dos comitês regionais do Fórum.
Pelos próximos dois anos, o FNDC pretende percorrer as capitais dos estados e algumas cidades-pólo do interior do Brasil apresentando suas propostas para a democratização da comunicação. No dia 15 de março será a vez do Comitê São Paulo realizar sua edição do evento na sede do Conselho Regional de Psicologia (CRP-06). O roteiro de debates continua em Porto Alegre no dia 26 de abril.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), junto com outras entidades, integra a diretoria executiva do FNDC e é representado pela conselheira Vera Lúcia Canabrava. A presença do Conselho Federal no Fórum tem contribuído na promoção de campanhas contra a baixaria na TV e na abordagem de temas como racismo, a educação inclusiva e a defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além dessas atividades, os psicólogos também criaram um grupo de trabalho intitulado “Alfabetização para a leitura crítica da mídia”, instituído na XII Plenária do FNDC em outubro de 2005.
Além do Sistema Conselhos de Psicologia, apóiam os seminários locais do FNDC 2006 a Fundação Ford e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Criado em 1991, o FNDC congrega entidades da sociedade civil para enfrentar os problemas da área das comunicações no país. Entre suas conquistas estão a instalação dos primeiros canais comunitários e a promulgação da lei da Radiodifusão Comunitária.
No dia 16 de fevereiro, às 19 horas, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) promoverá, no auditório do Sindicato dos Jornalistas, o seminário “Da democratização à digitalização das comunicações”. O evento discutirá a liberdade e o direito à informação, a produção cultural, artística e jornalística regional e a democracia nas relações sociais, entre outros temas.
O FNDC foi criado em 1991 e congrega entidades da sociedade civil para enfrentar os problemas da área das comunicações no País. Entre suas conquistas desde então estão a instalação dos primeiros canais comunitários e a lei da Radiodifusão Comunitária.
O Conselho Federal de Psicologia, junto com outras entidades, integra a diretoria executiva do FNDC e é representado pela conselheira Vera Lúcia Canabrava. A Presença do Conselho Federal no Fórum vem contribuindo com a promoção de campanhas contra a baixaria na TV, abordando temas como racismo, a educação inclusiva e a defesa do Estatuto da Infância e da Adolescência. Além dessas atividades, os psicólogos também constituíram um grupo de trabalho intitulado “Alfabetização para a Leitura Crítica da Mídia”, instituído na XII Plenária do FNDC em outubro de 2005.
O auditório do Sindicato dos Jornalistas fica na Rua Evaristo da Veiga, número 16, 17° andar, na Cinelândia. A entrada será gratuita. Mais informações podem ser conseguidas no endereço eletrônico [email protected], no site www.jornalistas.org.br e no site do Conselho Regional de Psicologia, clicando no banner da primeira página.