No último dia 30 de julho o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, através da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico Racial, marcou presença na IX Marcha das Mulheres Negras, cujo tema foi “Mulheres Negras unidas contra o racismo, toda forma de opressão, violência e pelo bem viver!”.
A Marcha realizada em Copacabana, contou com a presença da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es)/ANPSINEP núcleo RJ e de diversos movimentos sociais do estado do Rio de Janeiro. A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco também participou do evento com diversas mulheres parlamentares. A Marcha deu início com a leitura do Manifesto pela ilustríssima escritora Conceição Evaristo, a frente da marcha estavam as mulheres mais velhas que abriram os caminhos para as mulheres mais novas. O CRP-RJ reforça a importância de dar visibilidade à luta das mulheres negras que ao longo dos séculos têm seus direitos violados, salientando que não é possível garantir a saúde mental da população sem garantir os Direitos Humanos.
O evento fechou o “julho das Pretas”, que tem como data central o dia 25 de julho onde comemoramos o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
#DescriçãoDaImagem: Duas fotos coloridas de mulheres negras na Marcha portando faixa azul escrito CRP-RJ presente.