No dia 18 de abril, foi realizada a reunião ampliada para estudantes e profissionais de Psicologia, com o tema o “Ser psicóloga na Baixada”.
O encontro, promovido pela Comissão Gestora da Subsede Baixada, ocupou o auditório da própria Subsede, em Nova Iguaçu, e foi pensado em comemoração ao Dia da Baixada, comemorado no dia 30 de abril.
Thiago da Rocha Dionizio Rodrigues (CRP 05/50505), coordenador da Comissão Gestora, abriu o evento com informes administrativos e depois, adentrando à temática do encontro, fez uma contextualização histórica da Baixada Fluminense. “Importante entender que nomear a Baixada Fluminense como ‘baixada’ já foi intencionalmente fazer uma distinção hierárquica entre o Centro e este território. Nada tem a ver com a questão geográfica, pois a maior parte da Baixada Fluminense está no nível ou acima do nível do mar, como o Centro do Rio de Janeiro”, explicou Thiago.
Maíra Amaral de Andrade (CRP 05/32352), conselheira e integrante da Comissão da História e Memória do CRP05, contou como surgiu o Dia da Baixada Fluminense: “desde 2001, o dia 30 de abril é celebrado como o Dia da Baixada. Esta data foi escolhida por sua relação com o dia do ferroviário e com a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, em 30 de abril de 1854, que tinha como objetivo ligar o Porto Mauá à cidade imperial, quando o Brasil vivia o segundo reinado sob intenso processo de industrialização. O Barão de Tinguá foi grande protagonista nesse processo, e naquele tempo, foram os trens responsáveis por contribuir com o desenvolvimento do Rio de janeiro, e do Brasil como um todo”.
Por fim, Suely Martins da Silva Brito (CRP 05/27320), psicóloga e membro do SindPsi – Sindicato dos Psicólogos do Rio de Janeiro – enalteceu a importância dos direitos sociais, dentre eles o direito ao voto, base da democracia. “É fundamental a participação de vocês na luta pela manutenção dos direitos sociais. Direito ao voto, direitos trabalhistas foram conquistados a base de muita luta. É preciso estar organizado, é importante fortalecer os sindicatos. O sindicato é força, é união”, disse.
O público presente também pode contribuir com falas, perguntas e comentários, reafirmando o caráter participativa das reuniões ampliadas.
#DescriçãoDaImagem: Carrossel com duas fotos. Primeira foto com 8 pessoas em pé, sendo elas 2 homens e 6 mulheres, ambos integrantes da comissão gestora da região e membros da plateia. Segunda foto com 4 mulheres sentadas em cadeiras azuis. Entre elas comissão e plateia. Ambas as fotos foram tiradas no auditório da Subsede da Baixada.