Evento terá a participação de autoras (es) do livro
O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro tem o orgulho de convidar a todas (os) psicólogas (os) e estudantes de Psicologia para o evento especial de lançamento do e-book “A Clínica e suas Práticas – Discussões transversais sobre um fazer ampliado”, no dia 16 de março (quinta-feira), às 14h, no auditório da sede do CRP-RJ, no Centro do Rio.
Organizado pelo Comitê Especial de Psicologia Clínica do CRP-RJ, instituído pelo XVI Plenário, composto por Julia Horta Nasser, Cristiane Moreira da Silva, Mirelli Aparecida Neves Zimbabwe e Daphne Malher Corrêa, o livro digital traz discussões sobre o fazer da Psicologia na área clínica, para além do conceito clássico, e suas interfaces em diversos contextos.
O evento de lançamento será a oportunidade para o público conhecer algumas (uns) das (os) autoras (es) e organizadoras (es) do livro, tendo acesso ao detalhamento das perspectivas que levaram à construção dos artigos e do e-book como um todo.
Para participar do lançamento presencial, inscreve-se no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbZJeKAiIFSW_ErZfcLPj3KuVjyENvoxuUHjw6KzBHw8B4vA/viewform
Endereço: Rua Teófilo Otoni, 93 – Centro do Rio.
O e-book é gratuito e pode ser baixado aqui http://www.crprj.org.br/site/wp-content/uploads/2022/11/livro_psicologia_clinica.pdf
O evento terá transmissão ao vivo para as páginas do Facebook e do Youtube do CRP-RJ, com tradução em Libras.
PROGRAMAÇÃO
14h às 14h20 Café de boas-vindas
14h20 Mesa inicial “Clínica Ampliada”
Com Márcia Alves Tassinari (CRP-05/1718), psicóloga (PUC-RJ); especialista em Psicologia Clínica (CRP-05), mestra e doutora em Psicologia (UFRJ); fundadora do Centro de Psicologia da Pessoa em 1975, permanecendo na instituição por 35 anos; fundadora do GFH – Grupo de Florescimento Humano, onde permaneceu por 10 anos; docente superior de 1976 a 2021 em universidades particulares; professora visitante e consultora de diversos cursos de especialização e formação no Brasil, além de professora de cursos de Plantão, Grupo de Estudos e organizadora de todos os eventos nacionais e internacionais. Desde 1975 é psicóloga clínica em consultório particular, atendendo adultos, casais e famílias, sócia fundadora do Projeto Conexão Formativa, onde coordena o curso de formação de psicoterapeutas centrados na pessoa. Autora de vários livros e artigos, destacando-se: “Diálogos Humanistas: Encontro de três Gerações” – volume 1 (Organizadora com André Nerys); “Empatia: a capacidade de dar luz à dignidade humana” (Organizadora com Wagner Durange) e “Plantão e a clínica da Urgência Psicológica” (Organizadora com Wagner Durange).
15h Mesa de lançamento do e-book com a presença de três escritoras (es)
Héder Lemos Bello (CRP 05/51594) – Psicólogo pela UFF; especialista em Trauma e Urgências Subjetivas (PUC-Rio), mestre e doutorando em Teoria Psicanalítica (UFRJ); pesquisador da RELAPSO (USP); coordenador do Eixo de Psicologia e Laicidade do CRP-RJ.
Ana Claudia Camuri (CRP 05/37443) – Doutora em Psicologia social, professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense.
Luciana Janeiro (CRP 05/37932) – Psicóloga na Defensoria Pública do Rio de Janeiro; atua na Coordenadoria de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
16h30 Mesa de Encerramento com a organizadora e autora Julia Horta Nasser
Julia Horta Nasser (CRP 05/33796) – conselheira secretária do CRP-RJ, psicóloga clínica, graduada pela Universidade Santa Úrsula (2006), especialista em Neuropsicoterapia Afetivo-Relacional pela Santa Casa de Misericórdia (2008), mestre e doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ, e integrante do GT Nacional de Psicoterapia da APAF representando a Região Sudeste.