O Código de Ética Profissional destaca o compromisso da Psicologia em busca de uma sociedade inclusiva na medida em que incorpora entre seus princípios fundamentais a atuação orientada para a promoção da saúde e a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação e violência.
Neste Dia Mundial de Luta contra a aids, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) destaca que apesar dos avanços em relação a medicamentos que contribuem sobremaneira para a qualidade de vida das pessoas que convivem com o vírus HIV, a ciência ainda não descobriu a cura para a doença.
Assim, é fundamental que o Estado intensifique, por meio de políticas públicas abrangentes e garantia de orçamento, as condições para o tratamento e as ações de conscientização e prevenção direcionadas a toda a sociedade – visando a qualidade de vida das pessoas e das coletividades.
Para apoiar esse esforço, o CFP convida psicólogas, psicólogos e demais pessoas interessadas a acessar duas importantes contribuições para o tema:
– Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Programas e Serviços de IST/HIV/aids, material publicado em 2020 (https://bit.ly/31d3kS5)
– Artigo “Clínica Psicológica Ampliada em IST/HIV-Aids: Sentidos Produzidos por Psicólogas no SUS”, publicado na revista Psicologia: Ciência e Profissão em 2022 (http://bit.ly/3OLXV8P).
#DescriçãoDaImagem card com fundo na cor vermelha, imagem de um laço vermelho e as marcas do CFP e dos 60 anos da Psicologia. Texto da imagem: 1º de dezembro. Dia Mundial de Luta Contra a Aids.