Uma noite histórica e emocionante: é assim que se podedefinir o evento que empossou as (os) 30 conselheiras (os) do XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, no sábado, dia 24 de setembro, na Capela Ecumênica da UERJ.
Eleitas (os) para fazer a gestão do CRP-RJ para o triênio 2022-2025, as conselheiras e conselheiros do XVII Plenário são a reafirmação de tudo pelo que a Psicologia brasileira tem lutado: o respeito, o acolhimento e a valorização da diferença e da diversidade. Por isso, foi realmente histórico eleger 30 pessoas que trazem na própria história de vida e na Psicologia a luta e a resistência pela igualdade de direitos.
Até mesmo a escolha do local não foi por acaso: a UERJ, Universidade pioneira na implementação de cotas raciais e sociais, é também um símbolo de celebração à reparação histórica necessária para pensarmos em um futuro comigualdade.
A então conselheira-presidenta do XVI Plenário do CRP-RJ, Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), a conselheira vice presidente do Conselho Federal de Psicologia Anna Carolina Lo Bianco Clementino (CRP 05/1301), e a presidente do Instituto de Psicologia da UERJ Ana Maria Jacó Vilela (CRP 05/661) compuseram a primeira mesa institucional que saudou ao público de cerca de 180 pessoas presentes, e deu início à sessão solene.
A mestre de cerimônias, a psicóloga e conselheira do XVI Plenário Gabriela Braz (CRP 05/56462), convidou para a composição da mesa de representações institucionaisMônica Sampaio (CRP-RJ), o representante da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) Hildeberto Martins, a representação da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (ANPSINEP) Thaís Lourenço, a representação da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) Bruna Benevides, a representação do Sindicato das Psicólogas do Estado do Rio de Janeiro Marinaldo Santos,e a representação do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) Márcia Molinari.
Após a mesa institucional, se manteve na mesa a conselheira-presidenta do XVI Plenário Mônica Sampaio, que falou sobre a gestão corajosa e inovadora realizada pelo XVI Plenário ao longo dos últimos três anos, de 2019 a 2022, período fundamentalmente atravessado pela pandemia da Covid 19.
“Eu tenho muito orgulho de toda essa história que vivenciamos juntos. Nosso plenário assumiu a gestão do Conselho, e apenas poucos meses depois fomos atingidas (os) pela pandemia que mudou completamente nossas vidas. E no meio de tantas restrições nós, com as 84 pessoas que compõe nosso corpo funcional, conseguimos não só manter, como aprimorar diversos serviços e demandas que precisávamos dar conta. Por isso, hoje, só tenho a agradecer”, falou Mônica.
Em seguida, Mônica Sampaio, emocionada, seguiu para o rito de posse das (os) novas (os) conselheiras (os):Efetivas (os) – Ágnes Cristina da Silva Pala (CRP 05/32409), Alexandre Vasilenskas Gil (CRP 05/30741), Alfredo Assunção Matos (CRP 05/60474), Céu Silva Cavalcanti (CRP 05/57816), Claudia Simões Carvalho (CRP 05/30182), Conceição de Maria Gama Carvalho Mathias (CRP 05/39882), Francyne dos Santos Andrade (CRP 05/55825), Isabel Scrivano Martins Santa Bárbara (CRP 05/26162), Julia Horta Nasser (CRP 05/33796), Maíra Amaral de Andrade (CRP 05/32352), Micael Jayme Casarin Castagna (CRP 05/55269), Thais Vargas Menezes (CRP 05/33228), Tiago da Silva Cabral (CRP 05/39728), Victória Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157) e Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170); Suplentes – Carla Cristina Silvestre Meirelles (CRP 05/423000), Cidiane Vaz Melo (CRP 05/36295), Erika Barbosa de Araujo (CRP 05/50040), Fabiana Mello Paes Barreto (CRP 05/31755), Filipe Degani Carneiro (CRP 05/46254), Jorge Antonio Tavares Peixoto (CRP 05/44215), Juliana Gabriel Pereira (CRP 05/29063), Lucas Gonzaga doNascimento (CRP 05/49596), Luisa Bertrami D’Angelo (CRP 05/54879), Matheus Branco Leal (CRP 05/55287), Maycon da Silva Pereira (CRP 05/57178), Nilton da Siilva Nunes Junior (CRP 05/41715), Rogéria Cristina de Azevedo Villarinho Frasncisquini (CRP 05/37069), Thiago da Rocha Dionizio Rodrigues (CRP 05/50505) e Vanessa Silveira de Brito (CRP 05/28830).
O psicólogo Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, conselheiro no XVI Plenário do CRP-RJ, tendo sido conselheiro presidente, e encabeçador da chapa que teve mais votos da consulta nacional para a nova gestão do CFP, falou: “Esse é um dia feliz para todos nós, esse é um momento histórico. Que nós não tenhamos dúvidas de que estamos vivendo um momento histórico. Talvez possamos nos perguntar qual dia não é histórico, afinal de contas, todos os dias servem para contar alguma história, mas alguns dias são mais históricos que outros, e sem dúvida alguma esse é um desses dias. Não somente porque estamos comemorando a democracia na Psicologia brasileira, mais um ano que nós, psicólogas e psicólogos do Brasil, elegemos os 24 Conselhos Regionais de Psicologia e elegemos o Conselho Federal de Psicologia. São poucas as profissões que elegem diretamente seus conselhos regionais. Mas, porque estamos juntas e junto elegendo a primeira psicóloga travesti presidenta de Conselho Regional e o primeiro presidente LGBT num Conselho Federal. Isso não é pouca coisa”.
Ato contínuo, é realizada abertura para fala dasrepresentações que se inscreveram para participação na solenidade: Ana Paulo Guljor, presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), Maria Eduarda Aguiar, presidente do Conselho Estadual LGBT do Rio de Janeiro, Fernanda Magano, representante da Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), Rogério Giannini, representante do Sindicato de Psicólogas de São Paulo, Paulo Amarante, presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).
Em seguida, Céu Cavalcanti, a nova conselheira presidenta do CRP-RJ discursou, comovida: “Aqui nessa mesma cidade onde estamos, exatamente 30 anos atrás, seis mulheres trans e travestis se encontravam em um grupo facilitado por uma psicóloga, e nesse grupo de trabalho elas decidiram começar a se vincular para mudar uma cena de violência de todo ordem que as atingia. Então, exatamente 30 anos atrás, Beatriz Senegal, Josy Silva, Claudia Pierry, Elza Lobão, Monique do Bavieu e Jovanna, se articulam e formam o primeiro movimento travesti do Brasil.(…) Eu fico pensando que há 30 anos atrás, dificilmente eu poderia construir minha vida para além da precarização do trabalho sexual. Eu poder construir minha vida como psicóloga, como professora, como presidenta desse conselho de classes, é um presentemuito generoso que eu recebo diretamente de muitas pessoas, mas em especial daquelas seis mulheres que decidiram se aprofundar para que a vida de nenhuma outra fosse igual ao que vinha sendo”.
“E tenho orgulho de ser uma diferença entre 30 diferenças que compõe este plenário, pois cada um de nós tem sua história que poderá contribuir para muitas lutas. E para construir e manter esse conselho, junto com nosso corpo funcional, somos todas essas diferenças trabalhando juntas”, falou Céu.
Mulheres, homens, pessoas LGBTI+, pessoas com deficiência, pessoas negras e brancas, entre tantas outras diferenças que constituem as subjetividades de cada indivíduo e contribuem para traçar suas histórias, estão tomando posse nesse plenário. Isso é sobre representatividade, é sobre ocupar espaços, é sobre direitos e ética na Psicologia. É por isso que tanto orgulha e é por isso que é histórico.
NOVA DIRETORIA-EXECUTIVA
A nova diretoria, eleita na primeira plenária ocorrida em momento específico durante a solenidade de posse, e anunciada é composta pela conselheira-presidenta Céu Silva Cavalcanti (CRP 05/57816), Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170) como conselheira vice-presidenta, Claudia Simões Carvalho (CRP 05/30182) como conselheira tesoureira e Julia Horta Nasser (CRP 05/33796) como conselheira secretária.