auto_awesome

Noticias






CRP-RJ PARTICIPA DO I SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA HOSPITALAR DA CONFERÊNCIA SÃO JOSÉ DO AVAÍ


Data de Publicação: 1 de setembro de 2022


Comemorando os 60 anos da Regulamentação da Psicologia no Brasil, o Hospital São José do Avai, no Norte Fluminense, organizou o Simpósio que abordou as práticas e inovações da psicologia no contexto hospitalar.


22EAFFD0-9BBE-4527-8457-54CCDE0DC493O evento, que ocorreu no dia 26 de agosto, foi pioneiro na região e reuniu profissionais da Psicologia que são referência em todo o Brasil. Dentre elas (es), Erika Barbosa de Araújo, psicóloga, coordenadora do Núcleo de Saúde do CRP-RJ, colaboradora da Subsede Baixada Fluminense, coordenadora e docente do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá de Nova Iguaçu, representando o CRP-RJ.

A representante do CRP-RJ, Erika Barbosa, trouxe uma contextualização histórica sobre a trajetória da Psicologia brasileira: “como era a psicologia antes dessa regulamentação? E depois dela? Temos que falar sobrecomo é que essa psicologia foi sendo desenhada até o presente, a sua importância, a importância dos profissionais psicólogos para a implementação ou buscando pelas políticas públicas. Nós temos um marco nos anos 80, quando a psicologia se envolve e se implica profundamente para o processo de redemocratização da saúde através de todo envolvimento que ela faz por essa política pública tão importante que é o Sistema Único de Saúde”.

“O quanto a psicologia esteve implicada para que esse processo pudesse também acolher todos os sujeitos. Aimportância desse processo do compromisso social que os psicólogos tem com os sujeitos. Falando sobre isso e também pensando sobre esse lugar que, anteriormente era um lugar produtor de desigualdade, e o quanto que essa desigualdade subjetivou e provocou alteridade” falou Barbosa que pontuou ainda sobre a necessidade da descolonização da Psicologia.

Marwyn Soares de Souza (CRP 05/65099), colaborador da Subsede Norte Noroeste do CRP-RJ, que também esteve presente no evento falou que “esse primeiro Simpósio de Psicologia Hospitalar do Hospital São José do Avaí possibilitou a abertura de novos caminhos para prática das psicólogas (os), que devem, principalmente, buscar um trajetória parceira com a Secretaria de Saúde e a rede de saúde da cidade de Itaperuna e cidades vizinhas, afim de promover acesso pautada na práxis ética, alinhada com diversidade, inclusão e no fazer rede.”

Uma das organizadoras do evento, a psicóloga Maria Isabel Rosa da Silva Arello (CRP 05/300612), disse: “nós consideramos de extrema importância a articulação para esse Simpósio, no intuito de trazer pra essa região práticas inovadoras, de construção e de troca entre os profissionais, informação entre os interessados no tema. Então, nós tivemos essa oportunidade de favorecer esse cenário aqui e nos sentimos muito honradas em ter podido contribuir”.

Já Ester Senna Monteiro de Farias (CRP 05/59093), também colaboradora da organização do evento, pontuou que “a Psicologia hospitalar é muito nova no Brasil e é importante que se converse sobre o que é possível dentro desse setor. Nós temos toda uma composição institucional, sistema de saúde e percepções sobre o próprio adoecer, então precisamos trazer esses espaços para conversarmossobre isso, tentando auxiliar essas profissionais que estão vindo, esses profissionais que vão estar nesses lugares no futuro”.

“Penso muito sobre a questão dos 60 anos da Psicologia.Precisamos muito de um espaço para conversar sobre psicologia de uma forma acadêmica e de uma forma ética. Então, pensamos no simpósio para que ele fosse um momento que convidássemos os estudantes, as (os)profissionais da região para que conseguíssemos conversar sobre psicologia de uma forma ética e crítica”, finalizou a psicóloga.

 

 



22EAFFD0-9BBE-4527-8457-54CCDE0DC493-300x242.jpeg