Atualmente, as políticas públicas constituem o maior campo de atuação da Psicologia, possibilitando o acesso da população aos serviços de promoção de saúde mental. O Sistema Conselhos de Psicologia, há 15 anos possui o Crepop, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, que por meio de uma metodologia participativa, na qual a própria categoria atuante na política pública contribui para a elaboração do documento, produz as Referência Técnicas.
Reafirmando a importância do Crepop e para promover a proximidade dele com a categoria, foi produzido um estande permanente durante a 15ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia, que ocupou a Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca, entre os dias 28 e 30 de julho.
Segundo Jaqueline Sério, assessora do Crepop no CRP-RJ, “a participação do Crepop na Mostra está sendo organizada através de um estande com um banner que contém a nossa cartilha, na qual temos todas as referências; um banner que explica a metodologia e aqui no estande temos todas as referências com QRcode pra facilitar o acesso das psicólogas que chegam. Também temos distribuição de referências, então é um jeito de apresentar pra categoria as referências do Crepop, as produções, as diferentes políticas públicas e incentivar que procurem sobre o tema no site e tenham conhecimento sobre o os cadernos do Crepop”.
Conforme falado por Patrícia Cardoso, estagiária do Crepop-RJ, outro ponto importante foi “o lançamento de um e-book organizado em relação aos 15 anos do Crepop (acesso ao livro aqui), que se chama Psicologia Brasileira em Defesa das Políticas Públicas e da Democracia” ocorrido durante a mesa temática de mesmo nome. Essa mesa, no dia 29 de julho, contou com a presença de Lia Manso Siqueira, Hildeberto Vieira Martins, Daniel Maribondo Barboza, e mediação de Patrícia Cardoso e fez parte, ainda, das atividades organizadas pelo Crepop na Mostra. Para saber como foi, clique aqui.