Esta publicação faz parte do projeto “30 meses em 30 dias” que pretende compartilhar um pouco do que tem sido concretizado pela atual gestão do CRP-RJ
O trabalho produzido na coletividade é indispensável para a prática da Psicologia, assim como para o fortalecimento da luta pelas causas caras à categoria. O Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro – CRP-RJ acredita nessa premissa e certifica sua parceria com entidades que versam do mesmo propósito. Nesta publicação iremos citar alguns momentos dessas colaborações.
O Núcleo de Sistema Prisional e Segurança Pública do CRP-RJ afirmou seu repúdio junto ao CFP em nota contra às propostas de alteração apresentadas pelo Ministério da Saúde sobre as alterações da Portaria MS nº 482/2014. Enquanto o desmonte do SUS e da saúde mental for uma ameaça, o Conselho estará presente.
Psicólogas (os) do Rio compareceram com o maior número de respostas recebidas pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP – (20 respostas no total de 112 recebidas pelo CFP) dentre todos os regionais do país, na consulta pública sobre “Referências Técnicas para atuação de psicólogas (os) no CRAS/SUAS” realizada por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop). O CRP-RJ se orgulhou da expressiva participação da categoria no engajamento da construção democrática da Referência.
O CRAS também esteve presente no tema da live “Contribuições do Sistema Conselhos para atuação da psicologia em CRAS” com o propósito de debater as contribuições do Sistema Conselhos de Psicologia à prática em políticas públicas e na atuação nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
A sede do CRP-RJ recebeu a diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (ABRAPSIT) para debater sobre as ações conjuntas com a entidade, bem como para a construção de eventos em conjunto, como, por exemplo, a 2ª edição da Oficina de Avaliação Psicológica para Carteira Nacional de Habilitação.
O CRP-RJ juntamente com a ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia também realizou eventos em parceria potencializando o debate sobre o ensino da Psicologia, a prática de estágio e o currículo de ensino superior.
As parcerias se estendem também entre os Conselhos. O Eixo de Relações Raciais da Comissão Regional de Direitos Humanos (CRDH), em cooperação com o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – CRP-MG – e a Anpsinep – Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es), promoveu a roda de conversa digital “História, Memória e Subjetividade da População Negra”.
A participação do Eixo de Políticas sobre Álcool e outras Drogas do CRP-RJ na live em conjunto com o Conselho Regional de Pernambuco teve como tema “Política sobre Drogas, Psicologia e Produção De Cuidado – Cenários Do Eixo Rio e Pernambuco”, que debateu sobre a atuação psi no âmbito das políticas sobre drogas nos dois estados.
O eixo também organizou uma série de Rodas de Conversa que compuseram os “Diálogos interdisciplinares sobre medicalização, redução de danos, uso e prevenção de drogas lícitas/ilícitas e os cenários de potencialização de cuidados”. Foi uma sequência de três eventos realizados online que levaram as discussões para além das drogas ilícitas, trazendo reflexões sobre a medicalização.
Esses são apenas alguns exemplos de uma gestão que valoriza a produção coletiva e democrática, que leva a potência da prerrogativa psi de escuta e diálogo para todos os âmbitos, entendendo que é na interação coletiva que as lutas se fortalecem e expandem. É numa composição rizomática e crítica que os diferentes olhares, inclusive inter e transdisciplinares, engajam e mobilizam, produzindo novas potências e novas possibilidades frente aos desafios. A Psicologia se constrói, se ressignifica, se fortalece nessa dialética.
Juntas construímos redes e reafirmamos posicionamentos pela saúde, pelos direitos humanos, pela Psicologia brasileira.
30 meses em 30 dias: uma retrospectiva sobre as conquistas, desafios e ações da gestão do XVI Plenário. Não perca! Todos dias, às 11h, nas nossas mídias sociais, um pouco da história que estamos construindo juntas (os)!