Esta publicação faz parte do projeto “30 meses em 30 dias” que pretende compartilhar um pouco do que tem sido concretizado pela atual gestão do CRP-RJ
A gestão do XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro foi atravessada pela pandemia do Covid-19, período intenso de inseguranças e incertezas para a população mundial, cenário no qual a Psicologia se tornou cada vez mais imprescindível.
Com o propósito de orientar de forma remota a categoria e a sociedade como um todo, o CRP-RJ passou a realizar lives, que puderam substituir os eventos presenciais, num dos momentos mais desafiadores da nossa história, pautando discussões pertinentes à Psicologia e à promoção de saúde mental.
No período de 2 anos foram realizadas mais de 156 lives, com mais de 200.000 visualizações, dentre elas seminários, palestras, rodas de conversa e assembleias que permitiram que a categoria continuasse a participar efetivamente mesmo no período de distanciamento social.
A primeira live transmitida pelo CRP-RJ, logo no início da quarentena, foi “COF tira dúvidas sobre serviços psicológicos prestador por meio de tecnologias de informação e comunicação”, no dia 3 de abril de 2020. Este tema que se tornou indispensável com o advento da pandemia teve um alcance de cerca de 7mil visualizações, marcando o principal objetivo do Conselho: orientação para psicólogas e psicólogos atuarem cada vez mais capacitados e em acordo com as normativas éticas da profissão.
No dia da Psicóloga (o) em 2020, o Conselho realizou a live comemorativa “Psicologia 58 anos de regulamentação no Brasil: o exercício profissional e o compromisso com a garantia de direitos”, diretamente do alto do Corcovado.
Evento de extrema relevância para a categoria, que contribuiu para maior visibilidade, tornando azul, cor da profissão, um dos maiores símbolos do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, contou com a presença do atual conselheiro presidente Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077); Ana Sandra Fernandes (CRP 13/5496) – Conselheira presidente do Conselho Federal de Psicologia; Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523) – conselheira vice-presidente do CRP-RJ e José Novaes (CRP 05/980) – conselheiro do CRP-RJ. Esta live alcançou cerca de 15mil pessoas.
Além da orientação profissional, temas como cuidados com a saúde mental da população, condições de trabalho da categoria, educação, laicidade, luta contra o racismo e a LGBTIfobia, gestão integral de riscos, emergências e desastres, entre tantos outros, foram debatidos nas lives. “Saúde Mental e Relações Raciais”, “Trabalho da (o) Psicóloga nas Políticas Públicas durante a Pandemia”, “Educação e Covid-19: O que a Psicologia tem a ver com isso?”, ‘’Psicologia e Saúde em tempos de Pandemia’’, “Psicólogas (os) em Contextos de Gestão: Desafios Ético-Políticos em tempos de Covid-19 no Brasil” e “Orientações da COF’’ foram algumas das discussões promovidas.
A acessibilidade foi uma preocupação nas transmissões do CRP-RJ que viabiliza a tradução simultânea para a linguagem brasileira de sinais – Libras.
Todas as lives do CRP-RJ ficam gravadas nas páginas do Facebook e do Youtube podendo ser acessadas a qualquer tempo, constituindo material de capacitação e orientação vasto e didático, já tendo sido muito utilizado inclusive para aulas e palestras nas mais diversas Universidades e Instituições de Ensino Superior.
Mesmo num cenário muito mais favorável, no qual a vacinação avançada foi fator preponderante para a diminuição dos números de contágio pela Covid-19, e com o retorno de eventos presenciais, as lives continuam sendo um relevante instrumento de comunicação, que inclusive democratiza e descentraliza a participação de psicólogas e psicólogos do estado do Rio de Janeiro.
Para assistir às nossas lives, acesse https://www.youtube.com/realCRPRJ e https://www.facebook.com/crprj
30 meses em 30 dias: uma retrospectiva sobre as conquistas, desafios e ações da gestão do XVI Plenário. Não perca! Todos dias, às 11h, nas nossas mídias sociais, um pouco da história que estamos construindo juntas (os)!