auto_awesome

Noticias






A ATUAÇÃO DA COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO – COF – NO XVI PLENÁRIO DO CRP-RJ


Data de Publicação: 12 de abril de 2022


Esta publicação faz parte do projeto “30 meses em 30 dias” que pretende compartilhar um pouco do que tem sido concretizado pela atual gestão do CRP-RJ

 

WhatsApp Image 2022-04-11 at 14.52.27Com o papel de orientar psicólogas (os) e a sociedade sobre temas referentes a Psicologia, a COF – Comissão de Orientação e Fiscalização, é uma das comissões permanentes mais essenciais para o funcionamento do Conselho Regional de Psicologia – CRP-RJ, e não podia ficar de fora da retrospectiva “30 meses em 30 dias” – que compartilha com a categoria as principais realizações da gestão atual.

 

Orientações sobre conduta ética e legislação profissional foram pertinentes durante esse tempo, além das fiscalizações, averiguação de denúncias ético-disciplinares, mudança de endereço de PJ entre outros assuntos.

 

Com o atravessamento produzido pela pandemia da Covid-19, a COF foi um dos setores do CRP-RJ que precisou adaptar seus procedimentos, superando desafios e inovando para atender e amparar toda a categoria.

 

A iniciativa inédita do Sistema Conselhos tornou as orientações sobre prática psi mais próximas das (os) profissionais durante o isolamento social. As orientações passaram a ser feitas mediante videochamada. A iniciativa deu tão certo que foi adaptada ao cotidiano e foi implantada para facilitação do profissional nas orientações. As chamadas por vídeo são feitas mediante agendamento através do site https://agendamentos.crprj.org.br/. A COF garante sigilo durante a orientação.

 

Nestes 30 meses, a COF realizou 11.892 orientações profissionais, nos mais diversos formatos: e-mails, telefônicas, videochamadas e presenciais.

 

No mesmo período também foram 272 fiscalizações remotas ou presenciais, entre elas algumas solicitadas pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Importante ressaltar que as fiscalizações são um instrumento para promoção de uma atuação psi condizente com as normativas éticas e, consequentemente, promovem melhores condições de acesso aos serviços de saúde mental para a população.

 

As lives também se constituíram como ferramentas para que a Comissão conseguisse promover orientações para a categoria, com um alcance mais ampliado.

Temas como “Orientações da COF e dúvidas sobre atendimento psicológico através de tecnologia da informação e comunicação” e “Violência, assédio e denúncia: quais os limites do sigilo na ética profissional?” e foram abordados para amparar e conduzir os profissionais nas questões de fiscalização. Por ocasião das fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, que levou diversas psicólogas (os) a atuação emergencial naquele contexto de desastre, a COF em parceria com a Comissão de Psicologia em Emergências e Desastres e a Comissão Gestora da Subsede Região Serrana, promoveu a live “Petrópolis: orientações técnicas”. Essas transmissões chegaram à cerca de 2000 visualizações nas redes sociais do CRP-RJ.

 

Além das lives, também foram realizadas orientações por vídeo com grupos de psicólogas (os) e palestras online para turmas de estudantes de Psicologia. Neste formato, foram realizados 18 encontros que puderam orientar e tirar dúvidas sobre atuação profissional, sobre questões ligadas ao estágio de Psicologia, questões éticas, entre outros assuntos.

 

Esta modalidade de evento online favoreceu inclusive a descentralização das informações e dos debates, uma vez que as salas virtuais tornaram possível a participação de psicólogas (os) dos mais diversos municípios e regiões do estado.

 

O plenário conta hoje com a participação da conselheira Thaís Vargas Menezes (CRP 05/33228) frente a Comissão.

 

30 meses em 30 dias: uma retrospectiva sobre as conquistas, desafios e ações da gestão do XVI Plenário. Não perca! Todos dias, às 11h, nas nossas mídias sociais, um pouco da história que estamos construindo juntas (os)! 

 



WhatsApp-Image-2022-04-11-at-14.52.27-300x300.jpeg