auto_awesome

Noticias






XVI PLENÁRIO DO CRP-RJ: UMA GESTÃO COMPROMETIDA COM A CAUSA LGBTI+


Data de Publicação: 11 de abril de 2022


Esta publicação faz parte da série 30 meses em 30 dias e traz uma retrospectiva sobre os grandes feitos desta gestão na luta pelos direitos das pessoas LGBTI+

 

WhatsApp Image 2022-04-04 at 15.10.06Uma das atuações dessa gestão que se destaca é certamente suas contribuições para a luta pelos diretos da população LGBTI+. O XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro têm tido presença marcante nesse âmbito e isso tem sido concretizado em diversas ações.

Logo no início da gestão, em 29 de janeiro de 2020, dia Nacional da Visibilidade Trans, o CRP-RJ promoveu um evento em homenagem à memória de João Walter Nery, concedendo uma Carteira de Identidade Profissional (CIP) simbólica em reconhecimento às suas contribuições como psicólogo e como militante em defesa dos direitos da população LGBTI, que foi entregue à sua viúva Sheila Salewski .

Esta reparação histórica, tentou fazer justiça ao primeiro homem trans brasileiro. Falecido em outubro de 2018, João Nery  graduou-se em Psicologia pela UFRJ na década de 1970, mas sua condição de homem trans o impossibilitou, anos mais tarde, de existir documentalmente e de continuar atuando como psicólogo.

O conselheiro-presidente do CRP-RJ, Pedro Paulo Gastalho Bicalho (CRP 05/26077), ressaltou neste evento a representatividade de João W. Nery junto aos coletivos e movimentos sociais que militam em defesa dos direitos da população LGBTI. “João Nery foi fundamental para a construção da Psicologia brasileira e, por isso, o CRP-RJ vai simbolicamente afirmar: ‘João Nery, psicólogo, presente’”.

Mas, a atuação do CRP-RJ não se limitou e ultrapassou inclusive os limites geográficos nacionais, quando o conselheiro presidente Pedro Paulo Bicalho participou, no dia 22 de março de 2021, de uma reunião organizada pela equipe do presidente dos EUA, Joe Biden, que teve por objetivo a apresentação de experiências exitosas de regulação sobre as denominadas “terapias de reversão sexual”. O evento, organizado em Washington (EUA), contou com representantes de diversos países, com a presença de Kamala Harris, vice-presidente do país, e ministros que compõem a atual gestão presidencial americana.

Além de estar representando o Brasil, Bicalho também foi o escolhido para fazer a Conferência de Abertura, devido à importância da atuação da Psicologia brasileira na defesa intransigente dos direitos da população LGBTI+, concretizada nas lutas que culminaram na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu como legítima a Resolução 01/99.

Já em dezembro de 2021, o CRP-RJ, representado por Pedro Paulo Gastalho de Bicalho e pela conselheira vice-presidente Céu Silva Cavalcanti (CRP 05/ 57816), tomou posse, para o triênio 2021-2023, no Conselho Estadual dos Direitos da População LGBTI+. Céu Cavalcanti e Pedro Paulo Bicalho assumiram o assento em vaga destinada a representações de conselhos de classe, como titular e suplente, respectivamente.

Sabemos que a luta não para e que mais do que nunca se faz necessária. Mas, também é momento de nos orgulhar da nossa Psicologia, das nossas conquistas e do reconhecimento nacional e internacional das nossas contribuições.

30 meses em 30 dias: uma retrospectiva sobre as conquistas, desafios e ações da gestão do XVI Plenário. Não perca! Todos dias, às 11h, nas nossas mídias sociais, um pouco da história que estamos construindo juntas (os)!

 



WhatsApp-Image-2022-04-04-at-15.10.06-300x300.jpeg