Esta publicação faz parte da retrospectiva 30 meses em 30 dias, trazendo um pouco sobre as principais ações do XVI Plenário
No mês de julho de 2020, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, em parceria com o Laboratório de Estudos Sobre Violência Contra Crianças e Adolescentes (LEVICA) e com o Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (GEPSID), promoveu uma série de lives em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A lei 8.069 entrou em vigência no dia 13 de julho de 1990 e foi um marco na garantia dos direitos e na proteção de crianças e adolescentes brasileiros, além de ter sido uma grande conquista dos movimentos sociais e da mobilização popular. O ECA é uma lei para todas crianças e adolescentes que deverão ter garantidos o direito à vida, saúde, educação, cultura, lazer, proteção.
Considerando a relevância do marco legal da lei, o CRP-RJ aprofundou o debate sobre essa temática, no âmbito da Psicologia, em lives com os seguintes temas:
- 06/07/2020: Revisitando uma história de luta por direitos;
- 17/07/2020: Assistência Social e socioeducação na garantia de direitos;
- 23/07/2020: Promoção dos direitos da criança e do adolescente: Educação e Saúde;
- 30/07/2020: Controle social e direitos da criança e do adolescente.
Cada uma dessas lives alcançou cerca de 2.500 visualizações, podendo-se concluir a pertinência deste debate para a Psicologia.
30 meses em 30 dias: uma retrospectiva sobre as conquistas, desafios e ações da gestão do XVI Plenário. Não perca! Todos dias, às 11h, nas nossas mídias sociais, um pouco da história que estamos construindo juntas (os)!