A gestão do XVI Plenário, no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, desenvolveu um trabalho pautado na sua função precípua de orientar e fiscalizar o exercício profissional, buscando o aprimoramento e a qualificação de psicólogas e psicólogos. Nesse sentido, é imprescindível que profissionais da Psicologia possuam condições de trabalho condizentes com o trabalho em saúde mental que pretendem desenvolver.
A partir deste entendimento o CRP-RJ esteve presente em fiscalizações, inclusive junto a outros conselhos de classe, buscando a garantia do acesso da população aos serviços de saúde mental, que só é conquistada por meio de profissionais capacitados em condições de trabalho adequadas.
Hospital Federal de Bonsucesso (em dezembro de 2019), Hospital de Campanha (Covid-19) do Maracanã (em maio de 2020), Clínica de Repouso Santa Lúcia, em Nova Friburgo (maio de 2021), o conjunto de equipamentos da Atenção Primária, Secundária e Terciária do munícipio do Rio de Janeiro, são algumas das instituições que receberam o CRP-RJ para fiscalização, exercendo assim seu papel no Controle Social. São ações coletivas, democráticas e de direito que podem contribuir na luta por melhores condições no SUS – Sistema Único de Saúde.
Somente por meio de uma saúde pública, universal e de qualidade é possível garantir o acesso à Psicologia a toda a população. E a fiscalização conjunta é uma das formas do Conselho estar presente e contribuir para o fortalecimento do SUS. Fortalecer o SUS é fortalecer a Psicologia.
30 meses em 30 dias: uma retrospectiva sobre as conquistas, desafios e ações da gestão do XVI Plenário. Não perca! Todos dias, às 11h, nas nossas mídias sociais, um pouco da história que estamos construindo juntas (os)!