auto_awesome

Noticias






XVI PLENÁRIO DO CRP-RJ: UMA GESTÃO PRÓXIMA DA CÁTEDRA E DO ENSINO SUPERIOR


Data de Publicação: 5 de abril de 2022


 

30 meses em 30 dias, como a atual gestão têm atuado na contribuição do fortalecimento do ensino superior de Psicologia

WhatsApp Image 2022-04-01 at 14.44.46O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, têm articulado de maneira consistente com as Instituições de Ensino Superior – IES, bem como com entidades relacionadas à formação – no intuito de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de Psicologia.

Diversas ações foram empreendidas pela atual gestão, no decorrer destes 30 meses, buscando a aproximação com as IES, preocupados com formação acadêmica das futuras psicólogas e psicólogos.

Engajado na discussão acerca da novas Diretrizes Curriculares de Psicologia, o CRP-RJ esteve presente em audiência pública do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o tema, no dia 7 de novembro de 2019, em Brasília, representado por Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), conselheira vice-presidente, e Júlia Horta Nasser (CRP 05/33796), conselheira-secretária.

Entendendo a importância do tema para a categoria, foi criada pelo XVI Plenário a Comissão de Formação e Liberdade de Cátedra, com o objetivo de debater sobre as questões de psicólogas (os) que atuam na interface com a formação em Psicologia.

Logo depois da criação da Comissão, foi realizado em março de 2020 na sede do CRP-RJ um debate sobre as “Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Psicologia” com o objetivo de fomentar a discussão acerca das novas diretrizes que estavam tramitando no Ministério da Educação. O debate teve a participação da palestrante Irani Tomiatto de Oliveira, psicóloga, mestre e doutora em Psicologia, que tem ampla experiência na formação de psicólogos e representou a ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – em todo o processo de revisão das diretrizes; de Cristina Mair Barros Rauter (CRP 05/1896), Conselheira do XVI Plenário e professora titular do Instituto de Psicologia da UFF;  de Mônica Affonso (CRP 05/44523), conselheira vice-presidente do CRP-RJ e coordenadora da Comissão de Eventos; e do conselheiro presidente Pedro Paulo Bicalho (CRP 05/26077).

Logo após, a Comissão realizou, em maio de 2021, um amplo levantamento sobre como os desafios enfrentados no ensino superior de Psicologia, no Brasil, tem se manifestado no exercício profissional de psicólogas (os) que trabalham com formação, em relação às questões relativas à prática didático-pedagógica, às condições de trabalho e aos desafios encontrados.

A Psicologia é uma das formações mais requisitadas atualmente: de cerca de 1,7 milhão de psicólogos do mundo, 366.303 estão no Brasil. Ou seja, as (os) psicólogas (os) brasileiras representam cerca de 20% dos profissionais de todo o mundo. Por isso, é tão importante estar presente nas discussões sobre o ensino superior de Psicologia. E, atravessados pela pandemia da Covid-19, a vida acadêmica das futuras psicólogas ganhou contornos ainda mais necessitados de forte atenção: com o distanciamento social e o ensino online como única opção durante esse período, houve uma grande preocupação com os estágios em Psicologia, parte fundamental da formação.

Para fomentar tais debates, participou de algumas atividades virtuais: em julho de 2020, o CRP-RJ, juntamente com a ABEP-RJ, promoveu o Seminário Regional “Formação em Psicologia no Contexto da Pandemia”, totalmente online. Com a participação de mais de 400 pessoas, de cerca de 40 IES, entre coordenadores de cursos de Psicologia, supervisores e orientadores de estágio e estudantes, o evento trouxe o debate sobre a flexibilização do estágio – de forma remota – na área da Psicologia em razão da pandemia da Covid-19.

O CRP-RJ também assinou em conjunto a nota orientativa sobre atividades acadêmicas nos cursos de graduação em Psicologia em tempos de pandemia, disponível aqui http://www.crprj.org.br/site/nota-sobre-atividades-academicas-nos-cursos-de-graduacao-em-psicologia-em-tempos-de-pandemia/

A segunda atividade foi o Ato em Defesa da UFRJ, Contra o Desmonte e o Corte de Orçamento. (saiba mais aqui http://www.crprj.org.br/site/crp-rj-presente-em-ato-pela-defesa-da-ufrj-contra-o-desmonte-e-o-corte-de-orcamento/ )

Para fechar o ano de 2021, mais dois eventos tiveram a presença da Comissão de Formação e Liberdade de Cátedra: o Encontro Nacional da ABEP, com uma mesa feita pela Comissão do CRP-RJ e a 14ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia, com um evento preparatório para discutir as violações à liberdade de cátedra, também em parceria com a ABEP Nacional.

O ensino superior de qualidade, conectado com o campo de trabalho amplo e diverso que a Psicologia brasileira possui, é também uma luta do CRP-RJ. A condição de trabalho docente e a liberdade de cátedra é também uma luta do CRP-RJ.

30 meses em 30 dias: uma retrospectiva sobre as conquistas, desafios e ações da gestão do XVI Plenário. Não perca! Todos dias, às 11h, nas nossas mídias sociais, um pouco da história que estamos construindo juntas (os)!



WhatsApp-Image-2022-04-01-at-14.44.46-300x300.jpeg