O Dia Internacional para a Redução de Riscos de Desastres, celebrado anualmente em 13 de outubro, é uma iniciativa global que visa aumentar a conscientização sobre a importância de reduzir os riscos associados a desastres socioambientais e humanos. Este dia ressalta a necessidade de estratégias eficazes de prevenção e mitigação dos impactos devastadores que esses eventos, que se apresentam de diversas formas: enchentes, deslizamentos, incêndios, tiroteios e outros, podem ter sobre comunidades ao redor do mundo. É de suma importância a conscientização e erradicação das desigualdades para a redução das vulnerabilidades e dos riscos de desastres em cada território, tendo em vista que a vulnerabilidade local está diretamente relacionada à magnitude do impacto.
Pautamos que a Psicologia desempenha um papel fundamental na redução de riscos de desastres, oferecendo suporte emocional e psicológico aos afetados, além de auxiliar e orientar a população para lidar com situações de crise em todas as fases do desastres. Profissionais de Psicologia são atores principais na fase de preparação, ajudando a desenvolver fortalecimento comunitário e individual, atuando para garantir que os profissionais e sociedade estejam preparados pessoalmente, teoricamente e tecnicamente para o enfrentamento aos desastres.
No contexto do Rio de Janeiro, a Comissão Especial de Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia (CRP RJ) atua diretamente na articulação de ações e estratégias que visam a redução de riscos e a resposta eficiente, e ética, a desastres. Além de desenvolver e fomentar orientações para a classe preconizando o preparo para atuar em situações de emergência de acordo com as diretrizes e padrões estabelecidos. Em nossa atuação, colaboramos com órgãos governamentais e não-governamentais, diretamente com a categoria e estudantes de Psicologia, fomentando a criação de políticas públicas que incorporem a saúde mental como um componente essencial na gestão de desastres e ampliando o debate nas universidades. Ressaltamos também a importância do dever ético da (o) profissional em atuar de acordo com suas competências, ciente de suas limitações.
A interseção entre a Psicologia e a redução de riscos de desastres é vital para garantir que comunidades estejam não apenas fisicamente preparadas, mas também mentalmente resilientes diante de adversidades. Iniciativas como o Dia Internacional para a Redução de Riscos de Desastres e o trabalho da Comissão de Emergências e Desastres do CRP-RJ são fundamentais para fomentar uma cultura de prevenção e resiliência, onde a saúde mental é reconhecida como uma prioridade em todas as fases de gestão de desastres.
#DescriçãoDaImagem: card com fundo verde nos tons da identidade visual da Comissão Regional Especial de Emergências e Desastres, ilustração de diversas catracas com o símbolo da Psicologia no centro e logo do CRP 50 anos.
#TextoDaImagem: 13 de outubro. Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais.