O grande encontro da Psicologia brasileira inicia mais uma etapa.
Psicóloga, ficou de fora desse? Ainda teremos mais Pré-Coreps! Não perca a oportunidade de participar!
Ocorreu na noite do dia 27 de outubro de 2021, o primeiro Pré-Congresso Regional de Psicologia (Pré-Corep) do Rio de Janeiro, em formato totalmente digital, dando início à uma sequência de 23 eventos que visam a eleição de delegadas (psicólogas representantes que comporão a delegação do Congresso Regional de Psicologia) e a votação e aprovação de propostas.
Este primeiro evento elegeu 8 delegadas psicólogas e 1 delegada estudante de Psicologia, além de ter debatido 11 propostas, com a aprovação de 10. Tais propostas podem vir a compor o Caderno de Deliberações do 11º CNP (Congresso Nacional de Psicologia), caso passem por todas as instâncias de debate e aprovação, contribuindo para definir os rumos da psicologia brasileira para os próximos 3 anos.
O evento começou com a apresentação da Comorg (Comissão Organizadora do Congresso Regional de Psicologia do Rio de Janeiro), a leitura do Regimento e aprovação por parte da plenária composta pelas presentes.
O conselheiro presidente do CRP-RJ Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077) foi o convidado para a fala inicial. O psicólogo destacou que “os CNPs são um modo de contar a história da Psicologia brasileira desde 1994, ocasião do primeiro Congresso Nacional de Psicologia. Portanto, nós estamos aqui, hoje, ajudando a escrever essa história”.
Sempre conectados com os contextos sócio-históricos vividos pela Psicologia e sua inserção na sociedade, os títulos do CNP traduzem os avanços desta ciência. Não obstante, o tema deste ano é “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”, com os seguintes eixos: Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.
É importante ressaltar o caráter democrático e participativo que estruturam o Sistema Conselhos de Psicologia, tornando até mesmo as diretrizes de ação de cada gestão eleita, também fruto da própria categoria. Ou seja, é oriunda das psicólogas a contribuição direta para o avanço da Psicologia, enquanto ciência e profissão.
Mais do que nunca é necessário um posicionamento firme e intransigente em favor da democracia brasileira. E a Psicologia reafirma esse compromisso democrático em todas as suas instâncias: desde a prática psi cotidiana, nas mais diversas formas e campos de atuação (da clínica às políticas públicas), como também na sua própria constituição enquanto profissão regulamentada e gerida por um sistema de conselhos.
Por isso, o CRP-RJ se orgulha de fazer parte deste processo e de contribuir para a promoção do protagonismo da categoria. Nas palavras do conselheiro presidente Pedro Paulo Bicalho: “esta é a grande festa da Psicologia brasileira, na qual reafirmamos o caráter democrático que nos constitui enquanto psicólogas e psicólogos”.
Se você perdeu este primeiro evento, não se preocupe! Participe dos próximos, elabore e debata as propostas, eleja-se delegada! Clique aqui e veja a programação